Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro nos Açoresassinalou Outubro Rosa

Liga Portuguesa Contra o Cancro nos Açoresassinalou Outubro Rosa
Outubro Rosa assinalado nos Açores
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu várias atividades no âmbito do movimento Outubro Rosa, em parceria com o movimento de entreajuda da LPCC, o Movimento Vencer e Viver (MVV), e com diversas entidades regionais.
O movimento Outubro Rosa, criado na década de 90, nos Estados Unidos da América, visa estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro.
O Mês de outubro é, nesse âmbito, assinalado por duas efemérides: o Dia Mundial da Saúde da Mama a 15 de outubro, e o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama a 30 de outubro.
As atividades preparadas para assinalar este mês tiveram início a 5 de outubro com a caminhada solidária “Vive a Vida”, decorrida na Praia da Vitória, na ilha Terceira, promovida pelo Movimento Vencer e Viver em parceira com a Câmara Municipal da Praia da Vitória. A iniciativa reuniu cerca de uma centena de pessoas, que realizaram uma caminha orientada pelo técnico de desporto Nelson Coelho.
No dia 13 de outubro, realizou-se em Ponta Delgada a 3ª edição da “Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama” organizada pelo Gabinete de Apoio ao Desporto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Delegação de São Miguel do NRA/LPCC e a Sport Zone. A iniciativa contou com uma forte mobilização, reunido a presença de cerca de 1.500 participantes.
Ainda neste mês, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) uniram-se na Prevenção Contra o Cancro da Mama, com o mote “A Defesa é o Melhor Ataque”.  A nível Regional o Movimento Vencer e Viver do NRA/LPCC promoveu, em parceria com o Sport Club Lusitânia, após aprovação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), uma ação de sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, através da realização de um jogo, a 29 de outubro, defronte ao 1º de Dezembro, no Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo. Para o efeito, jogadores e árbitros entraram em campo com t-shirt cor-de-rosa, acompanhados por sobreviventes de cancro da mama. Durante o jogo, as voluntárias do MVV distribuíram folhetos informativos e lacinhos cor-de-rosa, alusivos às comemorações do dia.
Em simultâneo, decorreu na ilha do Faial o “Chá Rosa”, na Sociedade Amor da Pátria, iniciativa na qual foram promovidas conversas sobre o cancro da mama e a importância da prevenção, pela Delegada do Faial do NRA/LPCC, Cristina Abrantes, pela responsável Local do MVV, Noélia Pinheiro, pela presidente do NRA/LPCC, Mónica Martins e pela Coordenadora da Equipa de Enfermagem do Hospital da Horta E.P.E., Lisete Cruz. No final houve um momento de reflexão pela Life Coach, Carla Gomes, e um momento cultural, proporcionado pelos alunos de dança da Diva- Academia de Dança, terminando o evento com um lanche e chá servido a cerca de uma centena de pessoas presente no “Chá Rosa”.
Foi também durante este mês que se desenvolveu a "Onda Rosa”, através da qual diversos municípios e entidades se iluminaram de cor-de-rosa. Na ilha Terceira assistiu-se este ano, pela primeira vez, através da adesão da Câmara Municipal da Praia da Vitória, à iluminação rosa nos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal.
No dia 30 de outubro, na Praça Velha da cidade de Angra do Heroísmo, o MVV, através do seu grupo de voluntárias e da parceria realizada com o projeto HAJA Saúde e a CMAH, distribuiu lacinhos e material informativo relativamente ao MVV e a estilos de vida saudáveis como forma de promover a sua adoção e assim contribuir para a prevenção do cancro em geral e da mama em específico.
Todas as atividades realizadas durante o mês Outubro Rosa tiveram como objetivo alertar para a importância da prevenção e combate ao cancro da mama. 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 08 de Novembro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias