Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro nos Açores promoveu seminário “O cancro: passado, presente, que futuro?”

24 de Novembro 2016 a 31 de Maio 2017
Liga Portuguesa Contra o Cancro nos Açores promoveu seminário “O cancro: passado, presente, que futuro?”
24 de novembro de 2016 em Ponta Delgada
 A Delegação de São Miguel do Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu no dia 24 de novembro de 2016, em Ponta Delgada, o Seminário “O Cancro: Passado, Presente, Que Futuro?”, integrado nas comemorações dos 75 anos da LPCC, dos 50 anos do NRA e no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, que se celebrou posteriormente a 5 de dezembro.
O Seminário, que decorreu no Auditório do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), pretendeu partilhar, junto dos profissionais de saúde, pessoas com doença oncológica, familiares, cuidadores, voluntários e população em geral, o percurso e as dinâmicas de intervenção do NRA/Delegação de São Miguel.
O evento salientou ainda a importância do papel social do voluntariado no âmbito da saúde para além das estruturas organizacionais; e para o despertar de novas “boas vontades” que incorporem a solidariedade e enriqueçam a humanização dos cuidados de saúde, nos espaços reservados à intervenção da sociedade, devidamente preparada para cumprir a missão da LPCC; e refletir as tendências nacionais e internacionais que despontam na evolução da doença oncológica, no presente e no futuro, são os objetivos da iniciativa.
O Seminário teve início às 14h00, com a realização de uma mesa de abertura e de boas vindas e foi divido em duas partes, sendo a primeira a conferência “Núcleo Regional dos Açores da LPCC”, moderada por Manuela Raposo, voluntária da Delegação de S. Miguel do NRA/LPCC e com as conferencistas Mónica Martins, Secretária-Geral do NRA/LPCC e Elvira Pimentel, coordenadora do Movimento de Voluntariado de Proximidade, que teve início às 14h15.
Às 15h00 decorreu a Mesa Redonda “O impacto psicossocial do cancro na vida das pessoas”, moderada por Ana Catarina Pimentel, Delegada de São Miguel do NRA/LPCC, na qual participaram Renato Martins, Psicólogo da LPCC, Natacha Amaral, Médica Oncologista do HDES e Adroaldo Mendonça, cuidador. Seguiu-se um debate, às 17h00, e conclusão e encerramento do seminário por volta das 18h00.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 21 de Fevereiro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias