Notícias

Voltar

LPCC e AICIB lançam Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários

30 de Dezembro 2021 a 31 de Janeiro 2022
LPCC e AICIB lançam Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários
Candidaturas entre 6 de janeiro e 28 de fevereiro de 2022
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) vão lançar oito Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários, cada uma no valor de 6.000€.
As Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários LPCC/AICIB permitem às equipas de investigação desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da prevenção do cancro em Cuidados de Saúde Primários. Os projetos devem ser direcionados para: a promoção da saúde e prevenção primária da doença, nomeadamente através da promoção e educação para estilos de vida saudáveis; a promoção da saúde e prevenção secundária da doença, nomeadamente através da promoção do diagnóstico precoce; a diminuição da mortalidade e da morbilidade por cancro; a melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes.
O concurso é destinado a todas as tipologias de Unidades de Cuidados de Saúde Primários em Portugal.
"A enorme importância dos Cuidados de Saúde Primários em todos os níveis de prevenção em Oncologia justificam que a LPCC e a AICIB se associem e os coloquem como destinatários de mais um incentivo para a investigação na área", afirma o Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
Estas bolsas são lançadas em conjunto com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, que destaca a importância da investigação clínica na área da prevenção do cancro nos Cuidados de Saúde Primários e a necessidade de apoio financeiro que os investigadores têm para desenvolver os seus projetos.
 “A AICIB, no cumprimento da sua missão de promoção e incentivo à investigação clínica e inovação biomédica, tendo em conta o papel único dos cuidados primários de Saúde na prestação de cuidados na comunidade, considera as Bolsas LPCC/AICIB como o primeiro passo para uma colaboração futura a que não faltará ambição", diz a Presidente da Direção da AICIB, Prof. Doutora Catarina Resende Oliveira.
Inscrições a partir de 6 de janeiro de 2022 através deste link :https://www.ligacontracancro.pt/lpcc-aicib-2022


SOBRE A LPCC
 
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos, que desde 1941 tem como principal objetivo combater o cancro. Tem por base 4 áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família, Prevenção Primária, Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

SOBRE A AICIB
 
A AICIB é a agência de investigação clínica e inovação biomédica que tem como missão Promover, coordenar e apoiar as atividades nas áreas da investigação clínica e de translação (IC&T) e inovação biomédica, contribuindo para a otimização do potencial clínico, científico e tecnológico de Portugal.

A AICIB pretende ser uma referência nacional e europeia enquanto entidade capaz de criar as condições essenciais para estimular a investigação clínica e a inovação biomédica em Portugal.
Para mais informações     www.aicib.pt  
 
03 de Janeiro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias