Notícias

Voltar

LPCC, em parceria com a ANA, FUNDAÇÃO PT e a PFIZER, lançam novas Bolsas de Investigação Oncológica

18 de Maio 2016
LPCC, em parceria com a ANA, FUNDAÇÃO PT e a PFIZER, lançam novas Bolsas de Investigação Oncológica
Iniciativa atribuí bolsas no valor de 12 mil euros aos melhores projetos. Objetivo é reforçar o apoio à investigação nacional em oncologia. Inscrições abertas de 17 de maio a 16 de setembro de 2016
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lança três novas Bolsas de Investigação, reforçando o seu apoio à investigação nacional na área de oncologia. Este ano, a iniciativa conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal, Fundação PT e Pfizer Biofarmacêutica. O objetivo destas parcerias é disponibilizar apoio financeiro a jovens investigadores que apresentem projetos inovadores em diferentes áreas. A Bolsa LPCC ANA visa incentivar trabalhos na área do cancro do pulmão, a Bolsa LPCC Fundação PT na área do cancro colo-rectal, e a Bolsa LPCC Pfizer na área do cancro da mama.
 
A atuação da LPCC rege-se por quatro eixos estratégicos, relacionados com o apoio ao doente e familiares, com a educação para a saúde, com a prevenção secundária e com a investigação.
 
Consciente da importância da investigação científica em oncologia, a LPCC tem procurado identificar parceiros estratégicos que estejam alinhados com estes eixos de atuação e que se disponibilizem para investir na inovação, apoiando o desenvolvimento de projetos de jovens investigadores, bem como, a formação destes profissionais.
 
Vitor Veloso, Presidente da LPCC, defende que “a investigação oncológica tem permitido grandes progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro. No entanto, continuam a ser necessários recursos financeiros para desenvolver uma investigação aplicada. O apoio dos nossos parceiros é, por isso, fundamental para continuar a incentivar os jovens investigadores a dedicarem-se a projetos inovadores naquela que é a doença do século”.
 
Cada bolsa tem o valor pecuniário de 12 mil euros e as candidaturas deverão ser submetidas até dia 16 de setembro de 2016. Após validação, todos os trabalhos serão avaliados por um júri presidido pelo Presidente da LPCC e composto por cinco elementos com experiência na área oncológica, convidados pela Instituição e pelos patrocinadores. Os candidatos serão informados do resultado da avaliação a partir de 1 de dezembro.
 
Os critérios de avaliação baseiam-se na pertinência e relevância do projeto, impacto do mesmo, entidade responsável, originalidade, nível de investigação e rigor científico. Para mais informações, é possível consultar os respetivos regulamentos nesta página.
19 de Maio 2016

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias