Notícias

Voltar

LPCC junta-se a Tondela “Pela Vida, Contra o Cancro”

14 de Abril 2021
LPCC junta-se a Tondela “Pela Vida, Contra o Cancro”
Evento junta o desporto, com a solidariedade e os afetos. Realizado no Dia da Mãe, 2 de maio, propõe um momento de atividade física à escolha do participante e simultaneamente ser solidário a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Em conferência de imprensa, que decorreu a 14 de abril, o Município de Tondela apresentou publicamente a iniciativa "Pela Vida, Contra o Cancro", uma organização que conta com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC), e que decorrerá no próximo dia 2 de maio.
Estiveram presentes na conferência, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Tondela, o presidente do Município José António Jesus; o vice-presidente Pedro Adão; Natália Amaral, secretária-geral da Direção da LPCC.NRC; e Cristina Fernandes, administradora do Grupo Fresenius Kabi. A iniciativa conta ainda com três embaixadores, que deixaram o seu testemunho em vídeo: Aurora Cunha, associada ao evento desde a sua génese; o ator Pompeu José; e o músico e compositor Samuel Úria.
Coincidente com o Dia da Mãe, o evento conta com a particularidade de juntar o desporto, com a solidariedade e os afetos. A iniciativa "Pela Vida, Contra o Cancro", assinala o evento que ocorreria neste mesmo período, mas que foi adiado devido à situação de pandemia, a IV Meia Maratona Internacional de Tondela - Ecopista do Dão.
"Pela Vida, Contra o Cancro" apela aos participantes que realizem um momento de atividade física à sua escolha, junto ao seu local de residência, cumprindo todas as regras de distanciamento definidas pela DGS. Considerando o lema desta campanha solidária, a promoção de estilos de vida saudáveis, sobretudo da prática de exercício físico, a LPCC.NRC apela à participação de todos, lembrando que integrando o evento estão a apoiar o doente oncológico e seus familiares, e ainda a conhecer as iniciativas e serviços da LPCC de apoio ao doente oncológico e à família.
Importa salientar que o apoio ao doente oncológico e seus familiares continuará a ser uma das áreas prioritárias de intervenção da Liga. No entanto, é de realçar que a LPCC, enquanto organização da sociedade civil, não recebe fundos estatais, provindo estes de atividades como o peditório anual, a consignação de IRS, donativos e doações que permitem desenvolver todos os seus projetos e atividades nas mais diversas áreas. Nesse sentido, iniciativas como o "Pela Vida, Contra o Cancro", adquirem particular relevância para a prossecução dos objetivos da LPCC, nas mais diversas áreas.  
O balanço das atividades desenvolvidas, evidencia, por exemplo, que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito do apoio social ao doente oncológico, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) e no Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), apoiou nos últimos 10 anos com mais de 900 mil euros para a 1ª linha de apoio social, cerca de 2500 doentes; e, ainda, um valor global superior a 700 mil euros para o apoio de 2ª linha, chegou a 637 doentes. Ou ainda que no âmbito do apoio psicológico especializado, disponibilizou um nº total de 7228 consultas (desde 2009), a 1421 utentes (59%doentes oncológicos e 41% familiares/cuidadores).
A inscrição na ação "Pela Vida, Contra o Cancro" do Município pode ser feita online e de forma gratuita, e confere o direito a um Kit de participante (tshirt técnica, dorsal e brindes diversos) a todos os inscritos que, a partir dos 7 anos de idade, desejem participar neste desafio desportivo/familiar. No momento da inscrição, poderá fazer o seu donativo a favor da Liga Portuguesa da Luta Contra o Cancro, apoiando assim a Instituição nos inúmeros projetos que desenvolve.
Para assinalar este Dia da Mãe, pela manhã de 02 de maio, terá também lugar uma largada de pombos simbólica. Esta iniciativa conta também com o patrocínio da Fresenius Kabi.
 As inscrições já se encontram disponíveis em: https://bit.ly/2OQ7ARm.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 15 de Abril 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias