Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

LPCC leva tema da educação alimentar à escola, através de webinar

27 de Outubro 2020
LPCC leva tema da educação alimentar à escola, através de webinar
“Pela boca morre o peixe" foi o nome do webinar apresentado, a 26 de outubro, a alunos do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, em Castelo Branco. A iniciativa integra o projeto Escola Contra o Cancro e insere-se na Quinzena da Alimentação.
No âmbito do projeto Escola Contra o Cancro, em colaboração com o Projeto PES do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realizou ontem, 26 de outubro, o webinar  - "Pela boca morre o peixe".  A atividade insere-se na Quinzena da Alimentação, e decorre no referido Agrupamento entre os dias 19 de outubro e 2 de novembro.
A
 nutricionista convidada, Dra. Renata Leite, conversou online com uma turma do 9º ano do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, no entanto, todas as turmas do 6º e do 9º ano poderão ainda assistir à palestra em diferido.
A alimentação foi, precisamente, um dos temas que as escolas, foram convidadas a trabalhar no âmbito do projeto Escola Contra o Cancro, no atual ano letivo. Este trabalho de educação alimentar nas escolas, justifica-se na medida  em que as opções alimentares não são inócuas e acarretam consequências a nível da saúde.
Os resultados do mais recente Health Behaviour in School-aged Children* (HBSC/2018) revelaram que a obesidade e o excesso de peso continuam a ter uma elevada prevalência entre os adolescentes portugueses. Aos 11 anos, quase 30% dos adolescentes portugueses sofrem de excesso de peso ou obesidade. Comparativamente aos restantes 45 países participantes no estudo, os jovens portugueses apresentam valores mais elevados no que se refere ao excesso de peso e obesidade (11 e 15 anos - 8º; 13 anos - 12º).
 
 * O HBSC/OMS é um estudo realizado em colaboração com a Organização Mundial da Saúde, e conta com a participação de 45 países. O último inquérito foi feito em 2018, a 227.441 alunos de 11, 13 e 15 anos. Em Portugal, participaram 5839 jovens.
 ……………………..
O Projeto Escola Contra o Cancro Este Projeto desenvolve-se nos Estabelecimento de Ensino Público – Agrupamentos Escolares e Escolas não Agrupadas com atividade em Jardim de infância, Ensino Básico e Secundário – e privado bem como em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com intervenção na população escolar. Destina-se a toda a comunidade educativa, que compreende crianças, alunos, pessoal docente e não docente, pais e/ou encarregados de educação. O seu principal objetivo é promover a saúde e contribuir para a prevenção do cancro, através de um trabalho personalizado e adaptado a cada Instituição de Ensino. Devido à situação de pandemia, em 2020/21 privilegia-se o desenvolvimento de conteúdos didáticos digitais para dinamização em formato e-learning, com recurso a vídeos e atividades. Sempre que possível, as propostas serão mais dinâmicas, exigindo uma maior interação e endereçando um convite para tirar o pé do chão.
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 27 de Outubro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias