Notícias

Voltar

Mais de 600 crianças participaram na campanha “Heróis do Sol Saudável”

Mais de 600 crianças participaram na campanha “Heróis do Sol Saudável”
Nos Açores
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu, ao longo do verão, diversas ações de sensibilização no âmbito da campanha de Verão “Heróis do Sol Saudável”, nas ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel.
A campanha visou a sensibilização das populações locais para os riscos e cuidados a ter em relação à exposição solar. Nas atividades dos “Heróis do Sol Saudável” foram distribuídas brochuras a todas as crianças e uma pulseira que mede a intensidade de raios UV, facultadas pelo Núcleo Regional dos Açores. Também foi disponibilizado protetor solar a todas as crianças que participaram, além da dinamização de um momento de sensibilização sobre o os cuidados perante a exposição solar.
Na ilha Terceira, o NRA da LPCC levou a iniciativa às zonas balneares da Silveira, Negrito e Refugo, ao Colégio Divertiláxia, Ludoteca- Santa Casa da Misericórdia, ATL Santa Rita, ATL Cabo da Praia, ATL São Brás, Os Piratinhas, Olhar Poente das freguesias de Vila Nova, Fonte de Bastardo e Fontinhas, ATL Geokisds e Ouriços e Estrelas. O NRA LPCC esteve ainda presente nas Feiras de Saúde de São Sebastião, da Escola Tomás de Borba e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. No total participaram cerca de 300 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, e contou com as parcerias da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), a Equipa de Saúde Escolar de Angra do Heroísmo, a Casa do Povo de Santa Bárbara, através da equipa Haja Saúde, e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Na ilha do Faial, a iniciativa decorreu no ATL Arco Íris- APADIF, na Biblioteca Infantil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional José João da Graça, e nos ATL’s da Santa Casa da Misericórdia das freguesias dos Flamengos, Angústias e Pedro Miguel. No total participaram cerca de 90 crianças entre os 5 e 12 anos.
Na ilha do Pico, participaram cerca de 25 crianças, entre os 6 e 10 anos, tendo o projeto sido integrado nas atividades de verão promovidas no festival de verão Cais de Agosto.
Na ilha de São Miguel, foram envolvidas cerca de 200 crianças na ação promovida nos ATL’s Centro Social e Cultural de São Pedro, Atalhada, no ATL da Casa do Povo de Água de Pau e no ATL e promovido, com a colaboração da Equipa de Saúde Escolar de Ponta Delgada no ATL da Câmara Municipal de Ponta Delegada na Escola Canto da Maia. O NRA LPCC esteve ainda presente nas Feiras de Saúde nas Furnas e Povoação.
O projeto “Heróis do Sol Saudável” teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças que frequentam o 1.º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, a iniciativa tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável realizado em Portugal.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 04 de Outubro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias