Notícias

Voltar

No Dia Mundial do Cancro, a Liga promove campanha para uma cidadania ativa na luta contra o cancro

04 de Fevereiro 2019
No Dia Mundial do Cancro, a Liga promove campanha para uma cidadania ativa na luta contra o cancro
Em escolas, hospitais, empresas, instituições e junto da comunidade a Campanha "Eu Sou e Eu Vou” envolveu, de norte a sul do país, milhares de pessoas na reflexão, no compromisso e na ação em torno da luta contra o cancro.
No dia 4 de fevereiro assinalou-se o Dia Mundial do Cancro e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu a campanha “Eu Sou e Eu Vou”, com intenção de consciencializar a sociedade para uma cidadania ativa na luta contra o cancro.
137 ações assinalaram a data em Portugal, procurando inspirar para a mudança e mobilização. A campanha, com duração de 3 anos, explora como todos os setores da sociedade e os indivíduos podem mudar comportamentos com o objetivo final de promover uma ação nacional de luta contra o cancro, e ao mesmo tempo sensibilizar para a literacia em saúde.
A Mediatização da campanha ganhou escala com a produção de um vídeo e um spot de sensibilização sobre o DMC, divulgado em inúmeros órgãos de comunicação social (nacionais, regionais e locais) e circuitos internos de televisão de diversas entidades e empresas.
Nas escolas, os alunos abordaram o tema, no âmbito de várias disciplinas, e em resultado elaboraram um mural informativo, a partir do desafio de redação de um compromisso de mudança de comportamento no autocolante da campanha. Uma oportunidade para assinalar a importância da saúde, que permitiu o envolvimento dos pais e encarregados de educação.
Por todo o país, centenas de pessoas partilharam fotografias alusivas às atividades nas redes sociais, com a moldura da campanha, na versão física e/ou digital, juntamente com as hashtags oficiais. A iniciativa de sensibilização do DMC permitiu também a elaboração de cartazes, além da distribuição, através dos voluntários da LPCC, de flyers, cartazes e autocolantes, em locais como Câmaras Municipais, Centros de Saúde, Hospitais, Espaços Comerciais, Escolas, Empresas. Mas também promoveu eventos como caminhadas, ações de educação para a saúde, conferências... No total, 18 ações envolveram a comunidade empresarial; 71 ações de sensibilização chegaram a toda a comunidade escolar; 6 caminhadas tiveram lugar em vários distritos; 3 palestras reuniram o interesse da comunidade em geral em torno da luta contra o cancro, entre outras ações.
O DMC foi assinalado em diversas empresas, através da dinamização Interna das principais mensagens do DMC, utilização de materiais digitais e criação de mural interno de ações a desenvolver pelos colaboradores na Luta Contra o Cancro. De destacar o envolvimento da Saint-Gobain, Sociedade Águas do Luso, Yazaki Saltano Portugal, Caixa de Crédito Agrícola, CENTRALMED, Lisboa Marriott Hotel, Alma Shopping Coimbra… Ou ainda a Living Brands que envolveu os seus 410 colaboradores no DMC através de uma ação solidária de recolha de mantas polares para doação aos doentes internados no IPO de Lisboa.
Nesta data, o "Coro ao Centro", formado por doentes oncológicos e voluntários, assinalou o Dia Mundial do Cancro com uma atuação no Alma Shopping, em Coimbra. Também alguns monumentos nacionais se iluminaram de azul e laranja para assinalar o 4 de fevereiro, como a Estátua D. José I no Terreiro do Paço e o Palácio Nacional da Ajuda.
“Eu Sou e Eu Vou” contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Nutricionistas, Sociedade Portuguesa de Senologia, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Farmácias Portuguesas e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.
“Eu Sou e Eu Vou” é uma campanha promovida a nível mundial pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), decorrendo no triénio 2019-2021, e operacionalizada em Portugal pela LPCC, associada da UICC desde 1983.
 
24 de Abril 2019

Voltar

Sugestões

  • CONSIGNAÇÃO DE 0,5 % DO IRS

    A Lei 16/2001 (artigo 32 n.º4 e 6) regulamenta estes actos de solidariedade através da consignação do imposto já liquidado pelo cidadão contribuinte.A contribuição através da Declaração de Rendimentos é um acto de responsabilidade social que visa apoiar todas... Ler notícia
  • Conhecidos os vencedores - Liga Portuguesa Contra o Cancro entregou prémios de jornalismo

    01 de Janeiro 2020O Prémio de Audiovisual e Rádio, no valor de 5 mil euros, foi entregue ao jornalista da Rádio Renascença, André Rodrigues, com a peça “A vida não se descarta como no ecoponto”. O Prémio de Imprensa, no mesmo valor, foi entregue à jornalista Cláudia Pinto... Ler notícia
  • LPCC e Lions reforçam acordo de colaboração para a investigação em cancro infantil

    14 de Dezembro 2020A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e o Lions Clubes Portugal reforçaram o protocolo existente no âmbito da investigação científica em oncologia, com a assinatura de um novo acordo de atribuição de duas bolsas de investigação em cancro infantil, para 2021, no valor total de... Ler notícia
  • Reação ao Plano de Vacinação Covid-19

    07 de Dezembro 2020No seguimento da apresentação dos grupos prioritários para vacinação para a Covid-19, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lamenta que os doentes oncológicos, sobretudo aqueles com doença ativa, não tenham sido colocados na primeira fase de vacinação.A LPCC espera que o... Ler notícia
  • Dia Nacional do Não Fumador

    16 de Novembro 2020O encontro está marcado para as 18:30h de dia 17 de novembro, na página de Facebook da Liga Portuguesa Contra o Cancro.Todas as dúvidas e questões serão respondidas pela Enfermeira Susana Rodrigues.  Ler notícia
  • LPCC realiza peditório nacional e apela à generosidade

    29 de Outubro 2020Começa hoje, até 2 de novembro, o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Como nos anos anteriores, mais uma vez o peditório nacional é apadrinhado por Cristiano Ronaldo, que é o rosto da campanha que apela ao apoio dos portugueses. “Contra o Cancro todos Contam”... Ler notícia
Apoios & Parcerias