Notícias

Voltar

Nova Unidade Móvel de Rastreio de Cancro da Mama na Região Centro

25 de Março 2019
Nova Unidade Móvel de Rastreio de Cancro da Mama na Região Centro
Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro apresenta nova unidade móvel de rastreio, dotada de tecnologia digital direta e preparada para a tomossíntese.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) inaugurou a 25 de março, em Cantanhede, uma nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama. É a sexta de um total de oito novas unidades, um investimento global de 3,6 milhões de euros que já começou em 2015.
Em 2019, o Núcleo Regional do Centro inaugura quatro destas novas unidades, um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros. A unidade apresentada em Cantanhede é a segunda a entrar em funcionamento este ano.   
Estiveram presentes na Sessão de Apresentação da nova unidade de rastreio de cancro da mama, em Cantanhede, Vitor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC; Célia Simões, Vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Cantanhede; Almerinda Rodrigues, presidente do conselho clínico e de saúde do ACES Baixo Mondego III; e Raquel Ferreira, Coordenadora da UCSP (Unidade de Cuidados de Saúde Primários) de Cantanhede.
Recorde-se que os novos equipamentos mamográficos são dotados de tecnologia mamográfica digital direta e preparados para a tomossíntese, que permitem a aquisição da imagem com maior detalhe.
Vítor Rodrigues afirmou que o atual investimento representa uma “evolução no rastreio e um aumento da capacidade de diagnóstico precoce do cancro da mama”. Manter a aposta na tecnologia e evolução do rastreio são objetivos futuros.
Salientando que o programa de rastreio de cancro da mama tem uma uma ligação muito grande às autarquias, à Administração Regional de Saúde e aos voluntários, Vitor Rodrigues evidenciou ainda “a importante rede informal de apoio que estes constituem”, neste âmbito. A Vereadora da Saúde, Enfª Célia Simões, garantiu a “disponibilidade total da Câmara Municipal de Cantanhede para apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro”.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 26 de Março 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias