Notícias

Voltar

NRA implementa projeto piloto“Os superpoderes da Júlia”

NRA implementa projeto piloto“Os superpoderes da Júlia”
Nos Açores
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC), através do departamento de Prevenção Primária- Educação para Saúde, implementou o projeto piloto “Os superpoderes da Júlia” em várias turmas de jardim de infância da Ilha Terceira.
O projeto piloto, baseado no livro “Os superpoderes da Júlia” que conta a história de uma menina corajosa e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor, surgiu com o objetivo de desmistificar e promover uma comunicação facilitadora entre as crianças e os adultos perante a doença oncológica.
Com o aumento dos números de casos de cancro em todo o mundo, torna-se essencial consciencializar as crianças sobre a patologia, os seus efeitos e o impacto na família e na sociedade de uma forma acessível e apelativa. Nesse sentido, a mensagem da publicação, iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi dinamizada pelo Núcleo Regional dos Açores da LPCC através de leituras junto do público infantil e da realização de atividades didáticas de colagem com recurso a imagens ilustrativas.
Ao longo da história, a personagem principal, Júlia, descobre que o seu pai tem uma doença chamada cancro, que terá de realizar tratamentos e que, por isso, ficará mais cansado, enjoado e o seu cabelo acabará por cair. Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa e que poderá ajudar o pai com os seus superpoderes.
O projeto piloto foi implementado, entre os meses de fevereiro e maio, em treze escolas, num total de 23 turmas de jardim de infância da ilha Terceira, abrangendo cerca de 380 crianças, com idades entre os 3 e os 5 anos de idade.  O NRA LPCC tem prevista uma sessão do projeto na ilha do Faial, em agosto, no ATL da Biblioteca Publica e Arquivo Regional João José da Graça, pretendendo ainda implementar este projeto noutras ilha da região.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 29 de Junho 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias