Notícias

Voltar

NRC apresenta incentivos à investigação científica oncológica com a divulgação do desenvolvimento das bolsas atribuídas

26 de Janeiro 2017
NRC apresenta incentivos à investigação científica oncológica com a divulgação do desenvolvimento das bolsas atribuídas
Nos últimos três anos, o Núcleo Regional do Centro apoiou com 70 mil euros diversas investigações científicas na área da oncologia. No próximo dia 26 de janeiro, os resultados dos trabalhos dos investigadores contemplados, bem como os projetos a iniciar no próximo ano.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove, no próximo dia 26 de janeiro, sexta-feira, a partir das 09h30, uma “Sessão de Divulgação das Bolsas de Investigação Científica” atribuídas nos últimos três anos.
A sessão de abertura, que decorre no Anfiteatro II do CHUC, começa com a assinatura dos contratos de concessão das bolsas (CIMAGO e Dr. Rocha Alves)  para 2016-2017, contando com a presença do Professor Carlos Freire de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, e da Professora Isabel Marques Carreira, coordenadora do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO).
Após a cerimónia de assinatura dos contratos de concessão das bolsas serão apresentados os resultados das investigações apoiadas pela LPCC-NRC/CIMAGO nos anos2014/2015 e 2015/2016, assim como os projetos vencedores das bolsas 2016/2017). Serão também apresentados os projetos apoiados com Bolsas de Investigação em Oncologia Dr. Rocha Alves (2015/2016 e 2016/2017). A moderação vai estar a cargo de José Romãozinho, Carlos Robalo Cordeiro, Carlos Freire de Oliveira, Isabel Marques Carreira e José Casanova.
 
INVESTIGAÇÃO EM ONCOLOGIA
A LPCC assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. No capítulo dedicado à investigação científica em oncologia, a autonomia regional tem permitido um apoio financeiro atribuído pelos próprios Núcleos Regionais que assim proporcionam as condições necessárias para que centros universitários, instituições hospitalares e outras criem condições para a investigação na área do cancro.
Só desde 2014, o apoio à investigação prestada pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC, totaliza 70 mil euros atribuídas em Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO, destinadas a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do CIMAGO. Já a Bolsa Dr. Rocha Alves, abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, com a particularidade de poderem estar integrados em equipas de investigação de instituições (hospitalares ou de ensino) sediadas nos vários distritos da zona centro.
 
BOLSA DR. ROCHA ALVES
Instituída como homenagem ao médico que dedicou praticamente toda a sua vida profissional à luta contra o cancro, a Bolsa Dr. Rocha Alves é assegurada na íntegra pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC. O médico Rocha Alves, um dos mais destacados pioneiros no esclarecimento da população sobre o cancro e na prevenção do mesmo, foi um dos fundadores do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A Bolsa Dr. Rocha Alves apoiou projetos de dois investigadores: em 2015/16, Raquel Margarida Martins, que integra a equipa de investigação do IPOC; em 2016/17, Bruno Figueiredo Gonçalves, num projeto de investigação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, sendo a instituição de acolhimento o Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Prova da diversidade regional garantida com esta Bolsa é nestes dois últimos anos terem sido recebidas candidaturas de projetos associados a diversas instituições/equipas de investigação como a Universidade da Beira Interior, Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e Hospital Amato Lusitano.
 A “Sessão de Divulgação das Bolsas de Investigação Científica” decorre no âmbito da Reunião do CIMAGO que  decorre nos dias 26 e 27 de janeiro.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 09 de Agosto 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias