Notícias

Voltar

Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro celebra 36º aniversário  

Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro celebra 36º aniversário  
O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro celebrou, no dia 29 de dezembro, 36 anos de existência. 
Uma data que o presidente, Ricardo Sousa, quis assinalar com um agradecimento especial a todos os que fazem parte e já passaram pelos órgãos sociais, sócios, voluntários e colaboradores que ao longo destes anos têm permitido manter vivo o espírito e missão da Liga Portuguesa contra o Cancro na nossa Região, com a participação nas muitas iniciativas e eventos que têm sido promovidos, mas, sobretudo, com o contributo que têm dado para a sensibilização e prevenção da doença oncológica e no apoio aos doentes e suas famílias. 
 
A criação do NRM da LPCC teve início em 1986, após contactos do Dr. Luís Camacho de Freitas junto da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Lisboa. Foi sugerido o nome da D. Maria de Lourdes Sá Fernandes para presidente, pelo facto de ter exercido voluntariado no IPO de Lisboa, que aceitou o convite, tendo o projeto sido concretizado em reunião no dia 29 de dezembro de 1986. 
 
Contudo, a tomada de posse dos Corpos Sociais do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro só viria a ser realizada a 17 de outubro de 1987, ano em que foi inaugurada a primeira sede na Rua Latino Coelho. Mais tarde, em 1993, as instalações foram transferidas para onde funcionam atualmente, na Rua Elias Garcia, num espaço já exíguo para as necessidades do NRM, sendo uma nova sede uma das grandes aspirações a medio prazo, conforme salienta Ricardo Sousa. 
 
No entanto, realça, este é um entre os muitos desafios que o NRM se tem deparado ao longo dos anos, mas há algo que é constante, a importância dos voluntários para que esse trabalho possa ter continuidade no futuro, sendo a angariação de novos interessados em apoiar a causa oncológica uma das prioridades da atual direção. 
 
Durante estes trinta e seis anos, o NRM contou com quatro presidentes: Loures Sá Fernandes, Teresa Tomé, Isabel Veiga França e Ricardo Sousa. 
 
Além do Núcleo Regional, no Funchal, existem delegações em Machico, Santana, Porto Santo, Calheta, Porto Moniz e Ribeira Brava. A estas junta-se a Casa da Liga, no Hospital Dr. Nélio Mendonça. 
 
Por Núcleo Regional da Madeira a 24 de Janeiro 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias