Notícias

Voltar

Núcleo Regional dos Açores assinala Dia Mundial Sem Tabaco

Núcleo Regional dos Açores assinala Dia Mundial Sem Tabaco
A 31 de maio
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC) promove várias atividades de educação para a saúde para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, entre os dias 28 de maio e 4 de junho, nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel.
A efeméride, que se assinalada hoje, dia 31 de maio, insere-se num dos principais eixos de intervenção: a prevenção primária do cancro, área fundamental da educação para a saúde, as atividades a desenvolver pelo NRA LPCC têm como objetivo a promoção de uma maior consciencialização dos perigos adjacentes ao consumo de tabaco, aumentar o conhecimento individual sobre os malefícios relacionados com o fumo, sendo consumidor ou fumador passivo e incentivar a cessão tabágica, desde cedo.
Tendo em conta que o uso de produtos de tabaco ou o estar regularmente em contato com o fumo aumenta o risco de cancro, sobretudo do pulmão, torna-se necessário tomar medidas para alertar e sensibilizar a população, principalmente as camadas mais jovens, para a redução do seu consumo.
Na ilha Terceira o NRA LPCC, em parceria com a equipa de Saúde Escolar de Angra do Heroísmo, promoveu uma ação de sensibilização com a realização da experiência da “garrafa fumadora” e a entrega de flyers e autocolantes relacionados com o tema, no dia 28 de maio, em duas turmas do 7.º ano da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, e vai estar presente, no dia 4 de junho, na Feira da Saúde da Escola Ferreira Drumond.
Na ilha do Faial, o NRA LPCC, em parceria com a equipa de Saúde Escolar e serviço de Cardiopneumologia da Unidade de Saúde do Faial, promove uma ação de sensibilização com a realização da experiência da “garrafa fumadora”, a entrega de flyers e autocolantes relacionados com o tema, e a realização dos níveis de monóxido de carbono, no dia 4 de junho, na Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Na ilha de São Miguel o NRA LPCC, em parceria com a equipa de Saúde Escolar de Ponta Delgada e Câmara Municipal da Lagoa, está, hoje, presente na Feira da Saúde com a realização da experiência da “garrafa fumadora” e entrega de flyers relacionados com o tema.
O cancro do pulmão tem uma taxa de incidência e mortalidade muito altas, a cada ano surgem 1,6 milhões de novos casos e ocorrem 1,4 milhões de mortes. Em Portugal, é a causa de morte de 3500 pessoas por ano, e esta é a 1.ª causa de morte nos homens e já é o 4.º tipo de cancro nas mulheres
Para assinalar a efeméride, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lança, hoje, a Linha Pulmão, uma linha de apoio telefónico dirigido à pessoa com cancro no pulmão da LPCC com o objetivo de informar e apoio o doente e sua família ou amigos, em aspetos relacionados com a doença e tratamento, instituições ou centro de tratamento, direitos do doentes e cuidadores.
A Linha Pulmão, através do número 808 259 259 – disponível de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00 -, visa prestar um serviço de referência no apoio à pessoa com cancro do pulmão e seus familiares ou amigos.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 13 de Junho 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias