Notícias

Voltar

Núcleo Regional dos Açores distingue bolseira

Núcleo Regional dos Açores distingue bolseira
Edição de 2018
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) atribuiu a Bolsa “D. Maria do Livramento de Abreu Forjaz” 2018, destinada a apoiar a formação e a investigação em oncologia, a Andreia Ponte.
A médica de formação Andreia Ponte, natural dos Açores, atualmente a frequentar o 3.º ano de formação específica em Radioncologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi a escolhida para a atribuição da Bolsa “D. Maria do Livramento de Abreu Forjaz”.
O apoio concedido pelo NRA/LPCC dará a oportunidade à candidata realizar um estágio de formação, com duração de cinco semanas, no Departamento de Radioncologia da Universidade de Toronto, repartido por duas instituições conceituadas: Princess Margaret Hospital e o Odette Cancer Centre.
Andreia Ponte pretende, com este estágio, aprofundar conhecimentos em técnicas diferenciadas de Radioterapia, particularmente a radiocirurgia e a radioterapia exterotáxica corporal. Durante o estágio vai poder ainda contatar com diversas técnicas de braquiterapia aplicadas ao tratamento de tumores urológicos, de cabeça e pescoço, de mama e foro digestivo, em várias abordagens - curativa, adjuvante ou paliativa.
O Núcleo Regional dos Açores da LPCC cumpre a atribuição da Bolsa “D. Maria do Livramento de Abreu Forjaz”, no valor de 1.500 euros, implementada pelo Dr. Cândido Pamplona Forjaz, em memória da sua esposa, fundador e primeiro Presidente da Direção do NRA, e a quem, na década de 40 do século passado, se ficaram a dever os primeiros passos na luta contra o cancro nos Açores e posterior instalação do Centro de Oncologia dos Açores Prof. Doutor José Conde, em Angra do Heroísmo.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 03 de Agosto 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias