Notícias

Voltar

Núcleo Regional dos Açores promove recital de piano

16 de Abril 2019 a 16 de Abril 2019
Núcleo Regional dos Açores promove recital de piano
A 16 de abril, em Angra do Heroísmo
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC) promove, com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP, no próximo dia 16 de abril, com início às 20h00, no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, o “Recital de Piano a 2, 4 e 6 Mãos”, pelos pianistas Adriano Jordão, Carla Seixas e João Elias Soares.
 Os pianistas, que se juntam para celebrar os 50 anos de carreira do músico Adriano Jordão, vão interpretar obras de Bach/Liszt, Gluck, Chopin, Brahms, Carlos Seixas e Scriabin Rachmanioff, sendo este um concerto beneficente a favor do NRA da LPCC.
Adriano Jordão nasceu em Angola, mas estudou piano em Portugal com Helena Sá e Costa entre outros mestres e, em 1967, a Fundação Calouste Gulbenkian concedeu-lhe a oportunidade de um ano de aperfeiçoamento artístico nos Estados Unidos. Tendo concluído em 1969, com elevada classificação, o Curso Superior do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe da Professora Helena Matos, prosseguiu estudos em Paris, sob a orientação de Yvonne Lefèbure, também com apoio da Fundação Gulbenkian.
Desde os primeiros anos da sua carreira foi laureado em diversos concursos nacionais e internacionais, destacando-se os 1.º Prémios no Concurso de Piano da Covilhã (Prémio Beethoven), na I Rassegna Internazionale Nuovi Interpreti Nuovi Compositori de Nápoles e no Prémio Debussy em França, entre outros.
Desenvolveu a sua carreira por toda a Europa, América do Norte e Sul, África e Ásia, em capitais musicais como Nova Iorque, Paris, Londres, Moscovo, Praga, Bucareste, Rio de Janeiro, Tokyo, Bombaim, Nova Delhi, Washington, Boston, entre outras.
Idealizou, concebeu, criou e dirigiu durante os primeiros cinco anos o Festival Internacional de Música de Macau, foi responsável pelos Festivais de Lisboa e da Costa Verde, e é diretor Artístico do Festival de Música da Casa de Mateus, desde que se iniciou, há mais de 20 anos, além dos Festivais Internacionais de Maiorca e dos Açores, foi ainda diretor artístico do Festival de Música de Sintra  em 2016 e 2017, e presentemente é diretor do Festival Internacional de Música em Mafra, cargo que ocupa desde 2016.
Exerceu de 2004 a 2011 as funções de Conselheiro Cultural de Portugal no Brasil, e de 2013 a abril de 2016 foi vogal do Conselho de Administração do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.
Como intérprete, destacam-se em Portugal, em 2016 e 2017, a digressão com o coro Gulbenkian, dirigido pelo maestro Michel Corboz, e a digressão realizada em 2017, com o Quarteto Arabesco, que percorreu várias cidades do nosso país, e apresentou-se ainda na Tailândia, Marrocos e Brasil. Destaca-se também a sua participação, a convite das Nações Unidas, em 2018, no Dia Internacional da Mulher, bem como o seu regresso ao Brasil e Marrocos, além dos vários festivais que participou em Portugal.
Adriano Jordão, que celebrou a 9 de abril, 50 anos de carreira, iniciou 2019 com concertos em Macau, seguindo-se, além dos recitais de piano e vários concertos em Portugal, concertos com orquestra no Rio de Janeiro, Índia e China, já agendados.
A todos os interessados, informa-se que as entradas para o recital de piano são gratuitas, podendo reservar o vosso lugar através do telefone 295 345 212 ou do e-mail nucleo.acores@ligacontracancro.pt.
Qualquer donativo que o público queira doar, poderá ser colocado na caixa que estará à entrada do Palácio, e será revertido na totalidade para o Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 11 de Abril 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias