Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

Oliveira do Hospital recebe 2ª fase de “Os Super Saudáveis”

09 de Novembro 2020
Oliveira do Hospital recebe 2ª fase de “Os Super Saudáveis”
Depois de, no ano letivo 2019/20, a LPCC ter desenvolvido em Oliveira do Hospital um modelo pioneiro do projeto “Os Super Saudáveis”, lança no dia 9 de novembro, para mais de 700 alunos, a 2ª fase do projeto, onde o incentivo à preparação de lanches adequados ganha destaque.
Depois de no ano letivo 2019/20, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) ter desenvolvido, em Oliveira do Hospital, um modelo pioneiro do projeto “Os Super Saudáveis”, lança no dia 9 de novembro a 2ª fase do projeto.
A iniciativa integra um projeto de intervenção educativa no município de Oliveira do Hospital, que tem desde a sua implementação em 2019 o objetivo de testar um modelo inovador a nível nacional, através do envolvimento dos stakeholders locais e institucionais.
O projeto conta nessa 2ª fase, mais uma vez, com um trabalho conjunto entre o LPCC.NRC, do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Vão participar 703 estudantes do 1º CEB.
A próxima etapa de “Os Super Saudáveis” em Oliveira do Hospital inicia-se a 9 de novembro, um dia depois da celebração anual do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, nos estados membros da União Europeia. Esta data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa. Dado que este ano, é celebrada a um domingo, 8 de novembro, optou-se por se lançar o projeto no dia seguinte.
Recordamos que a fase 1 conjugou formação para professores e pessoal não docente e sensibilização dos pais e encarregados de educação e a intervenção educativa, com as crianças de 1º CEB. A fase 2 visa incentivar a preparação de lanches adequados, que contenham alimentos dos grupos do leite, dos cereais, da fruta e menos produtos ultraprocessados.
Os lanches das crianças devem ser variados, equilibrados e saudáveis, tendo sempre por base a Roda dos Alimentos. Os lanches da manhã e da tarde são refeições essenciais que não devem ser esquecidas, pois ajudam a manter os níveis de energia ao longo do dia e vão permitir à criança aproveitar melhor a escola, as brincadeiras e as suas atividades desportivas. Devem incluir alimentos dos grupos do leite, dos cereais e da fruta, excluindo produtos com alto teor de açúcar, sal e gordura. Assim, devem evitar-se as guloseimas, bolos, salgados e refrigerantes.
As escolas interessadas ainda se podem inscrever aqui: www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/supersaudaveis/
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 06 de Novembro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias