Notícias

Voltar

"Os superpoderes da Júlia"- Explicar o cancro às crianças

"Os superpoderes da Júlia"- Explicar o cancro às crianças
Nos Açores
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC) procedeu à distribuição de uma centena de exemplares do livro “Os superpoderes da Júlia” aos hospitais da região e à Clínica de Radioncologia Madalena Paiva.
“Os superpoderes da Júlia”, edição infantil da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da MSD (Merck Sharp & Dohme), partilha a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor.
A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro que ficará mais cansado, que irá ao hospital fazer tratamentos e que o seu cabelo acabará por cair. Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar e ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus superpoderes. 
O aumento da incidência de cancro e da taxa de sobrevivência fazem com que, não raras vezes, os doentes oncológicos tenham no seu núcleo familiar crianças pequenas, em idade pré-escolar ou nos primeiros anos de escola. Esta situação acarreta preocupações e cuidados acrescidos, difíceis de conciliar com as exigências de um tratamento muitas vezes longo, agressivo e com sequelas físicas e emocionais visíveis.
Os recursos e a informação disponível para ajudar os adultos a explicar o cancro às crianças são escassos, o que justifica a pertinência de criar uma ferramenta adaptada a crianças com mais de 3 anos, acessível, apelativa e facilitadora da comunicação entre o adulto e a criança. 
Além dos exemplares físicos que serão entregues aos três hospitais da região e Clínica de radioncologia, qualquer pessoa pode aceder ao audiolivro através do link https://www.ligacontracancro.pt/www/ospoderesdajulia/livro/
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 12 de Abril 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias