Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

“Outubro Rosa” na Região Centro

01 de Outubro 2020 a 31 de Outubro 2020
“Outubro Rosa” na Região Centro
No mês de Luta Contra o Cancro da Mama, a comunidade e entidades diversas na Região Centro são convidadas pela LPCC a organizar e/ou participar em atividades. O objetivo é promover a consciencialização e partilhar informações sobre o cancro da mama.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo iniciativas ao longo de todo o mês de outubro, nomeadamente na Região Centro. A ação promovida pela LPCC - em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) - pretende sensibilizar para a doença, incentivando à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da mama.
Na Região Centro, a Liga pretende potenciar o impacto deste movimento, lançando o desafio às mulheres, famílias, entidades da sociedade civil e entidades diversas. Nesse sentido, serão reforçadas, por um lado, as parcerias estabelecidas anteriormente - nomeadamente no âmbito do evento anual “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, caminhadas que habitualmente integram o “Outubro Rosa” e que somam 10 edições - mas também procurando novas.
Além da vertente de sensibilização pública, a campanha pode integrar ações de angariação de fundos a favor do doente oncológico e familiares, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa, disponibilizados mediante solicitação.
A participação é fácil e está ao alcance de todos os que - de forma institucional, individual ou em pequenos grupos - podem organizar uma atividade de angariação de fundos ou simplesmente divulgar as mensagens da campanha. Todos os materiais de sensibilização e divulgação, assim como merchandising, são disponibilizados pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC.
As inscrições para a iniciativa “Outubro Rosa 2020” e informações da campanha encontram-se disponíveis em: https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/. Os contactos necessários para o Núcleo Regional do Centro da LPCC podem ser feitos através do telefone 239 487 490 ou e-mail outubrorosa.nrc@ligacontracancro.pt.
Neste âmbito, o Núcleo Regional do Centro da LPCC assinalará ainda simbolicamente, a 3 de outubro (sábado), o evento “Pequenos Passos Grandes Gestos”, que em 2020 não se realizará nos moldes habituais, considerando o Estado de Contingência de Covid-19. Este ano a iniciativa contará, sempre que possível, com a presença de voluntárias nos pontos habituais de partida destas caminhadas solidárias (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu), locais onde se procederá à informação, sensibilização e disponibilização dos materiais da campanha “Outubro Rosa”. 
O cancro da mama é o tipo de tumor mais comum na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem) e o segundo mais frequente em todo o mundo, de acordo com os últimos dados da International Agency for Research on Cancer (GLOBOCAN). Apesar de não ser um dos mais letais, em 2018 registaram-se cerca de 2,1 milhões novos casos e mais de 625.000 mortes por cancro de mama, a nível mundial. Em Portugal, em 2018, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes por esta causa.
 
   
…………
Notas:
O movimento conhecido como Outubro Rosa (Pink October no original) nasceu para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Destaca-se, em outubro, o assinalar de duas importantes efemérides: 15/outubro (Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day) ou 30/outubro (Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama).
 
A EUROPA DONNA (ED), a Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama, é uma organização independente, sem fins lucrativos, cujos membros filiados são organizações de países de toda a Europa. Em Portugal a ED é representada e desenvolve a sua atividade através da LPCC. ​A Coligação desenvolve a sua atividade no sentido de aumentar a tomada de consciência para o cancro de mama, para mobilizar o apoio das mulheres europeias na sensibilização e educação para a saúde, o rastreio organizado, os melhores tratamentos e aumento do financiamento para a investigação. É seu objetivo, ainda, representar os interesses das mulheres europeias sobre cancro de mama perante as autoridades locais e nacionais, bem como junto das instituições da UE.
 
 
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 22 de Setembro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias