Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

“Outubro Rosa” sensibiliza para prevenção do cancro da mama

06 de Julho 2020
“Outubro Rosa” sensibiliza para prevenção do cancro da mama
Cerimónia de lançamento decorreu no Museu Nacional de Machado de Castro
A cerimónia de lançamento da iniciativa “Outubro Rosa”, na Região Centro, teve lugar a 06 de outubro, no Museu Nacional de Machado de Castro. Estiveram presentes Natália Amaral, secretária-geral do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), Eduarda Ganho, vogal da direção da LPCC.NRC e Sónia Silva, responsável da Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC.
A ação, promovida pela Liga - em representação da Europa Donna (Coligação Euro peia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento  - pretende sensibilizar para a doença, incentivando à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da mama, o tipo de tumor mais comum na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). Em Portugal, em 2018, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes por esta causa em Portugal.
Por isso, Natália Amaral adverte: “A deteção precoce do cancro da mama possibilita o diagnóstico da doença numa fase inicial, altura em que o tratamento tem maior probabilidade de ser bem-sucedido”. A secretária-geral da LPCC.NRC apelou às mulheres para “olharem para o seu corpo”, estarem “atentas a qualquer alteração da mama” e seguirem os programas de rastreio disponíveis.
Por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área do cancro da mama. Este movimento, conhecido por “Outubro Rosa” (“Pink October”) nasceu na década de 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
No âmbito deste movimento, o Núcleo Regional do Centro da LPCC desafia a comunidade a juntar-se ao projeto, propondo iniciativas ao longo deste mês, nomeadamente na região Centro, com particular destaque para os dias 15 de outubro (Dia da Saúde da Mama) e 30 de outubro (Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama).
Contam-se, até à data, inúmeros municípios com iluminação de monumentos emblemáticos e espaços públicos; stands informativos e de divulgação; caminhadas; decoração de montras e espaços comerciais; webinar’s e sessões informativas sobre cancro da mama; concurso de poemas temáticos; organização de dias temáticos... A estas ações podem juntar-se as parcerias firmadas entre a LPCC e entidades como: Calzedonia Portugal (marca Intimissimi); Ausonia; Healsi; Kiabi; Crédito Agrícola e CA Vida.
Na cerimónia de apresentação, Sónia Silva deixou várias outras ideias para a participação na iniciativa “Outubro Rosa”, desafiando as pessoas a desenvolvê-las “sozinhas, com amigos ou colegas/colaboradores”. A divulgação da mensagem da iniciativa através das redes sociais, e o desafio para o uso de materiais da campanha são outras ideias deixadas. Também a distribuição de folhetos informativos pelos familiares, amigos ou colaboradores; vestir uma peça de roupa ou usar um acessório cor-de-rosa; fazer uma caminhada regular equipado com os materiais “Outubro Rosa”; organizar um dia solidário; realizar uma angariação de fundos; destinar uma parte das vendas de um produto ou serviço para as atividades de apoio à mulher com cancro da mama da LPCC e sensibilizar as mulheres para a necessidade de vigilância médica regular são sugestões possíveis para participar na iniciativa “Outubro Rosa”.
De salientar que a perturbação provocada pela pandemia por COVID-19 teve reflexo, desde março deste ano, no aumento dos pedidos de ajuda dos doentes oncológicos e familiares. A participação da comunidade, através da vertente de angariação de fundos da campanha, torna-se nesse sentido muito relevante.
O contexto pandémico não permitiu também colocar em marcha a 11ª edição das caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” (PPGG). Porém este ano, a mancha de solidariedade rosa não se irá esgotar num dia - no 1º sábado de outubro - mas irá prolongar-se durante todo o mês de outubro. De acordo com Sónia Silva, pretende-se que esta ação seja um “enorme gesto de sensibilização para a prevenção da doença e de solidariedade por toda(o)s os que vivem com esta doença”.
Recorde-se que, nos últimos 10 anos, a Região Centro tem sido palco de uma enorme campanha de solidariedade no âmbito da prevenção do cancro da mama, com as caminhadas PPGG. Em 10 edições desta iniciativa foram envolvidas, aproximadamente, 92.000 pessoas e angariados mais de 412.000€.
As informações da campanha encontram-se disponíveis em https://www.ligacon - tracancro.pt/outubrorosa/. Os contactos necessários para o Núcleo Regional do Centro da LPCC podem ser feitos através do telefone 239 487 490 ou e-mail outubrorosa.nrc@ligacontra - cancro.pt.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 07 de Outubro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias