Notícias

Voltar

Palestra “HPV Papilomavírus Humano – Há cancros que podem ser prevenidos”

21 de Maio 2018
Palestra “HPV Papilomavírus Humano – Há cancros que podem ser prevenidos”
Sob o mote, mais vale prevenir do que remediar, a ação realiza-se no dia 21 de maio, pelas 18h00, na Faculdade de Ciências da Saúde (Auditório Amarelo) e dirige-se à comunidade universitária.
Os estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) serão desafiados a aprender mais sobre o HPV Papilomavírus Humano numa palestra subordinada ao tema, a realizar-se a 21 de maio, às 18h00, na Faculdade de Ciências da Saúde – Anfiteatro Amarelo, na Covilhã.   A conferência conta com a intervenção do Prof. Doutor José Moutinho, Médico Ginecologista, da sub-especialidade de Ginecologia Oncológica, e atualmente a exercer funções no Centro Hospitalar da Cova da Beira. Simultaneamente é docente na UBI.
A entrada na Palestra “HPV Papilomavírus Humano – Há cancros que podem ser prevenidos” é gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia (para emissão de certificado de presença), que pode ser feita aqui
Estima-se que 75 a 80% das pessoas sexualmente ativas, tenham contacto com o vírus em alguma altura das suas vidas. O Papilomavírus Humano infeta tanto homens, como mulheres. Na maioria das vezes a infeção pelo vírus não tem qualquer sintoma e mesmo quando a doença já está instalada, esta pode ser assintomática. A pertinência da ação assenta no pressuposto da maior sensibilização sobre o HPV, da melhoria do nível de literacia em saúde, tomada de decisões responsáveis e promoção da prevenção.
A ação é organizada pelo projeto des.LIGA- Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior, uma iniciativa coordenada pela LPCC-NRC em parceria com instituições de ensino superior (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Universidade da Beira Interior) e Associações de Estudantes (Associação Académica de Coimbra). O projeto assenta no pressuposto que educar e informar os indivíduos e as comunidades sobre as relações entre estilo de vida e risco de cancro é o primeiro passo na prevenção primária do cancro.
O projeto des.LIGA na Universidade da Beira Interior teve o seu início no ano letivo 2016/2017 e resulta de um protocolo com a Universidade da Beira Interior. É atualmente constituído por 23 voluntários, estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Ciências da saúde.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 30 de Maio 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias