Notícias

Voltar

Palestra "Vamos falar sobre cancro da Próstata" na Assembleia Legislativa da Madeira 

Palestra "Vamos falar sobre cancro da Próstata" na Assembleia Legislativa da Madeira 
Realizou-se no dia 23 de novembro, no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, a palestra "Vamos falar sobre cancro da Próstata", integrada nas atividades do Novembro Azul,
tendo por orador convidado o Diretor do Serviço de Urologia do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM), que alertou para a importância do rastreio do cancro e deteção precoce da doença.

Ferdinando Pereira lembrou que, em Portugal existem cerca de 7 mil novos casos por ano e, desses, cerca de 2 mil acabam por falecer.

O médico referiu que o cancro da próstata é a segunda doença com mais mortalidade, entre os homens, logo a seguir ao cancro do pulmão, mas pode ser curado em 85% dos casos, quando detetado precocemente.

Também presente nesta iniciativa do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, revelou que, em 2020, foram detetados 129 casos de cancro da próstata, na Região, números que acredita poderem vir a aumentar, tendo em conta que o diagnóstico precoce está muito mais ativo, reforçando, o apelo ao rastreio.

Apelo reforçado pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, que aproveitou para felicitar a Liga Portuguesa Contra o Cancro pelo trabalho realizado no apoio às famílias.

Por seu lado, Ricardo Sousa, presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, reiterou a necessidade de consciencializar os homens de que cuidar da saúde também é algo que lhes dá respeito. Daí o sentido do ‘Novembro Azul’.


 
Por Núcleo Regional da Madeira a 27 de Novembro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias