Notícias

Voltar

"Pequenos Passos, Grandes Gestos®": Caminhar Contra o Cancro da Mama

"Pequenos Passos, Grandes Gestos®": Caminhar Contra o Cancro da Mama
Ao fim de oito edições, a iniciativa "Pequenos Passos, Grandes Gestos ®" reuniu já mais de 70 mil participantes, permitindo uma angariação de fundos, ao longo destes anos, acima dos 270 mil euros.
O Movimento Vencer e Viver (MVV), do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), realizou a 8.ª edição das Caminhadas "Pequenos Passos, Grandes Gestos ®" (PPGG). As caminhadas — que decorreram a 7 de outubro em simultaneamente em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu — reuniram cerca de 10 mil pessoas.
Precedidas de várias atividades de animação e terminando em festivo ambiente de confraternização, as caminhadas PPGG lançarem, mais uma vez, o apelo de sensibilização para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama e angariar fundos destinados ao apoio à mulher e família.
"Pequenos Passos, Grandes Gestos ®" acontece em outubro porque este é o Mês Internacional de Prevenção de Cancro da Mama, sendo esta a iniciativa com que o Núcleo Regional do Centro marca o arranque de um conjunto de atividades especialmente dedicadas à sensibilização para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Decorrem em ambiente de festa porque “já lá vai o tempo em que um diagnóstico de cancro era imediatamente acompanhado pela ideia de “morte”, como refere o Prof. Vítor Rodrigues, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, e o que importa é reforçar cada vez mais a ideia que “ao longo das últimas décadas, vários fatores foram alterando essa realidade: armas terapêuticas mais disponíveis, mais eficazes e menos agressivas, técnicas de diagnóstico mais apuradas, maior consciencialização das pessoas para a necessidade e utilidade do diagnóstico precoce, diminuição do medo face ao diagnóstico e ao tratamento, foram fatores que influenciaram decisivamente a contínua batalha contra esta doença.”
 
Por Núcleo Regional do Centro a 22 de Outubro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias