Notícias
Voltar 
Projeto des.LIGA sensibiliza para a prevenção do cancro na Universidade da Beira Interior

A campanha de sensibilização “des.LIGA-te dos excessos, tem uma alimentação saudável” decorreu no dia 4 de dezembro, no átrio da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (UBI).
A campanha, da responsabilidade dos estudantes voluntários do projeto des.LIGA, tem a promoção dos próprios estudantes e incluiu a dinamização do jogo pedagógico “Quem quer ser mais saudável”, bem como a oferta de kits Natal Saudável, elaborados pelos estudantes. O kit inclui receitas de pratos típicos da época natalícia confecionados de forma mais saudável, do que a tradicional. Através destas ações de sensibilização, pretende-se alertar a comunidade académica para a importância dos estilos de vida saudável na prevenção do cancro. É sempre oportuno recordar que 1/3 de todas as mortes por cancro estão relacionadas com a dieta e atividade física.
O projeto des.LIGA é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Na Associação Académica de Coimbra desde 2011, e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, desde 2015, o des.LIGA chegou à UBI, no ano letivo 2016/2017. Depois de um período de formação, os estudantes dinamizaram a sua primeira atividade, com foco na importância da alimentação saudável.
Na Universidade da Beira Interior, o des.LIGA é, atualmente, constituído por 13 estudantes do Departamento de Psicologia, perspetivando-se a sua expansão a outros Departamentos da UBI.
O projeto des.LIGA é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Na Associação Académica de Coimbra desde 2011, e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, desde 2015, o des.LIGA chegou à UBI, no ano letivo 2016/2017. Depois de um período de formação, os estudantes dinamizaram a sua primeira atividade, com foco na importância da alimentação saudável.
Na Universidade da Beira Interior, o des.LIGA é, atualmente, constituído por 13 estudantes do Departamento de Psicologia, perspetivando-se a sua expansão a outros Departamentos da UBI.
Sugestões
-
Núcleo Regional do Centro assegura serviços mínimos de apoio ao doente
17 de Janeiro 2021No cumprimento das medidas de renovação do estado de emergência e dever de confinamento, bem como das orientações da Direção Geral de Saúde, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) manterá, a partir da presente data, o funcionamento de... Ler notícia -
Temática da prevenção do HPV regressa à Região Centro
O roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro “HPV e Quê?”, cujo objetivo principal é a prevenção da infeção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), responsável pelo cancro do colo do útero, está de volta à Região Centro, depois de percorridas... Ler notícia -
LPCC promove formação para farmacêuticos do distrito de Coimbra
25 de Janeiro 2021Nos dias 25, 27 e 28 de janeiro, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) organiza, em parceria com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, mais uma edição do curso de formação dirigido a farmacêuticos do distrito de Coimbra, intitulado... Ler notícia -
Nova edição de Curso para estudantes de serviço social
18 de Janeiro 2021O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) desafia, mais uma vez, os estudantes universitários de serviço social a melhorarem os seus conhecimentos sobre prevenção e... Ler notícia -
“Miminhos de Natal” entregues a diversas unidades hospitalares da Região Centro
Até 23 dezembro, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) procede à distribuição de presentes de Natal em diversas unidades de saúde da Região Centro. A iniciativa destina-se aos doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento nas unidades hospitalares.... Ler notícia -
Venda de Natal Solidária na Marinha Grande
10 de Dezembro 2020Para assinalar o Natal, numa época particularmente difícil, e sobretudo para partilhar o verdadeiro significado deste período, o Grupo de Voluntariado Comunitário da Marinha Grande da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove, uma vez mais, uma Venda de Natal Solidária, na loja da Rua Alexandre Herculano (do... Ler notícia