Notícias

Voltar

Reflectir e agir contra o cancro nas escolas

02 de Fevereiro 2018 a 09 de Fevereiro 2018
Reflectir e agir contra o cancro nas escolas
Para assinalar o Dia Mundial do Cancro, o Núcleo Regional do Centro colabora com diversas escolas na campanha "Nós podemos. Eu posso.” As escolas podem participar através da criação de atividades ou eventos desportivos para consciencializar ainda mais para problemática do cancro.
O Dia Mundial do Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro que pretende ter a dimensão de um evento global que una a população em torno da luta contra o cancro e representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro. Como é habitual, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) associa-se à comemoração global desta data através de ações de sensibilização e de educação para a saúde. "Nós podemos. Eu posso.” é o tema da campanha iniciada em 2016, e que termina este ano, na qual, de uma maneira positiva e inspiradora, se estimula as pessoas a agirem de forma a que suas atitudes tenham um impacto real.
 
Recorde-se que todos os anos cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro e estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos. Muitas destas mortes podem ser evitadas, sendo por isso precisas ações que consciencializem para a doença. O Dia Mundial do Cancro é a oportunidade ideal para divulgar e reforçar a visibilidade do cancro, principalmente para os jovens. Foi nesse sentido que as escolas e biblioteca da região centro foram desafiadas a promover atividades ou eventos desportivos que têm como objetivo consciencializar, ainda mais, as pessoas para  o cancro.
 
Ao falar sobre cancro nas escolas, alertam-se professores, alunos e pais para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, recordando, por exemplo,  que cerca de um terço dos cancros mais comuns poderiam ser evitados. Com a mensagem de que tomar decisões saudáveis, como não fumar, ser fisicamente ativo e escolher alimentos e bebidas saudáveis, contribui-se se para a redução do risco de cancro.
 
Por isso, o apelo a que as atividades desenvolvidas no âmbito de"Nós podemos. Eu posso.”  incluam atividades físicas e desporto. Já foi provado que as atividades físicas combatem o cancro, principalmente na prevenção; ajudam os doentes de cancro a lidar com os efeitos secundários do tratamento, como fadiga, depressão e problemas cardíacos; e reduzem os riscos da doença piorar ou voltar.
 
A ação conta com a participação  em "Nós podemos. Eu posso.”  das escolas dos distritos de Castelo Branco (Escola Básica João Roiz e Secundária Amato Lusitano), Coimbra (Escola 2º e 3º CEB Martim de Freitas), Leiria (Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de José Saraiva, Escola Secundária Domingos Sequeira e Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos) e Viseu (Escola Básica 2º e 3º Ciclo do Viso e Escola Secundária Alves Martins).

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Cancro, a Escola Domingos Sequeira, de Leiria, vai realizar um Cordão Humano no dia 5 de fevereiro, entre as 11h00 e as 11h30, com a participação de toda a comunidade escolar. Nesta escola, os professores do projeto “Professores Contra o Cancro” e todos os que lecionam biologia, vão desenvolver atividades nas suas turmas, incluídas no projeto Educação para a Saúde, relacionadas com prevenção do cancro e, mais especificamente, cancro do colo do útero.
 
O projeto “Professores Contra o Cancro” é um projeto de educação para a saúde, que consiste numa rede de professores voluntários do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que em diferentes escolas da Região Centro do país, dinamizam atividades de promoção da saúde e prevenção do cancro. Os docentes tornam-se, assim, agentes ativos da prevenção do cancro junto da comunidade escolar, contribuindo para os esforços desta instituição na Luta Contra o Cancro.
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 02 de Fevereiro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias