Notícias

Voltar

Trocar ideias sobre o cancro da mama em Penamacor

07 de Abril 2018
Trocar ideias sobre o cancro da mama em Penamacor
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Participe na sessão de sensibilização“Trocando ideias sobre Cancro de Mama”, a decorrer no dia 7 de abril.
No próximo dia 7 de abril, sábado, pelas 15h00, o Grupo de Voluntariado Comunitário de Penamacor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) promove uma sessão de sensibilização com o título “Trocando ideias sobre Cancro de Mama”, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Penamacor. A entrada é livre.
Pretende-se com esta iniciativa um momento de esclarecimento sobre o Cancro da Mama e a partilha de testemunhos em ambiente informal. No fim decorre um momento musical. A sessão será orientada por Natália Amaral, médica ginecologista, e Olga Braz Pereira, coordenadora regional do Movimento Vencer e Viver.
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e 1.500 mulheres morrem com esta doença.
Além de questões relacionadas com a doença, a sessão vai dar a conhecer o Vencer e Viver, um movimento de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou uma situação semelhante.
“Trocando ideias sobre Cancro de Mama” está integrada no programa de comemorações dos 50 anos do NRC-LPCC, que, ao longo de 2018, sob o mote "No Centro da Luta Contra o Cancro", têm o objetivo de consciencializar «o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade». As iniciativas de comemoração vão abranger os 78 concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, abrangidos pelas atividades do NRC-LPCC.
  

 
Por Núcleo Regional do Centro a 05 de Abril 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias