Notícias

Voltar

Um ano depois a Marinha Grande volta a unir-se na luta contra o cancro

02 de Julho 2016
Um ano depois a Marinha Grande volta a unir-se na luta contra o cancro
O programa de atividades que assinalou o 1.º aniversário da iniciativa “Um Dia Pela Vida”, realizada na Marinha Grande em 2015, termina no sábado, 2 de julho, com um dia inteiro de atividades lúdicas, desportivas e culturais, sempre com o objetivo de sensibilização para a prevenção do cancro.
Termina no próximo dia 2 de julho, sábado, o programa de atividades que desde 22 de maio assinalou o 1.º aniversário da iniciativa “Um Dia Pela Vida”. Um ano depois do lançamento deste projeto, o Grupo de Voluntariado Comunitário da Marinha Grande do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro LPCC-NRC voltou a realizar uma série de atividades, principalmente iniciativas de sensibilização como a realização de caminhadas, com as quais recordou que é possível vencer o cancro e sensibilizar para a prevenção. A entrada na iniciativa, que vai decorrer no Parque da Cerca, tem o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Marinha Grande e a entrada é livre.

O Grupo de Voluntariado Comunitário da Marinha Grande preparou um programa de atividades que começa às 10h00 e só termina às 23h30, com a intenção de envolver toda a comunidade na comemoração dos resultados obtidos através de bons momentos de convívio. Várias atividades lúdicas e desportivas (de ciclismo a hip-hop, de zumba a voleibol) e momentos culturais promovidos por vários artistas locais marcam este dia.

 
CAMINHADA PELA VIDA

Um momento simbólico do programa a destacar é a chamada pista da caminhada. Esta pista, que abre às 20h30, representa o ponto mais importante da iniciativa "Um Dia Pela Vida": a caminhada que nela se irá desenvolver simboliza a luta constante contra o cancro. Inaugurada só por vencedores (sobreviventes de cancro)– por isso se chama a volta dos vencedores — sendo, posteriormente, convidada toda a comunidade a juntar-se a estes.A pista, com cerca de um quilómetro, é disposta no recinto das atividades, e é um pressuposto que haja sempre alguém a caminhar. Funciona entre as 20h30 e as 23h30, e durante horário, tem sempre participantes presentes, para uma caminhada ininterrupta.


“UM DIA PELA VIDA” EM 2015

O projeto “Um Dia Pela Vida”, lançado na Marinha Grande em 2015, propôs-se mostrar que se pode falar da doença com alegria e, durante três meses, entre iniciativas de educação para a saúde e de angariação de fundos, mobilizou todo o concelho da Marinha Grande na luta contra o cancro.

O projeto envolveu participantes de todas as freguesias do concelho, quase 700 voluntários comunitários que se reuniram em 52 equipas, e que concretizaram 269 ações de sensibilização e educação para a saúde sobre cancro e ações de angariação de fundos, em que a componente de sensibilização para a problemática oncológica esteve sempre presente.

“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de uma parceria com a American Cancer Society. Tem como principais objetivos mudar a atitude da comunidade face à doença, informar, sensibilizar e angariar fundos destinados às atividades de apoio ao doente oncológico e família, educação e prevenção do cancro.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 29 de Agosto 2016

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias