Notícias

Voltar

Um convite a dar NEGA ao tabaco

31 de Maio 2017
Um convite a dar NEGA ao tabaco
Iniciativa pretende alertar estudantes universitários para o facto que o consumo do tabaco ser a causa de morte que mais se pode prevenir.
Em Portugal, todos os anos morrem cerca de 3100 pessoas com cancro do pulmão. Usar produtos de tabaco ou estar regularmente em contacto com o fumo (fumador ambiental, passivo ou secundário) aumenta o risco de um cancro que, através do não consumo de tabaco, é a causa de morte que mais se pode prevenir.
No próximo dia 31 de maio, quarta-feira, o des.LIGA, o projeto de educação para a saúde e prevenção do cancro do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, vai estar presente nas  comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, organizadas por docentes e alunos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC). As atividades propostas pelo des.LIGA neste dia decorrem sob o lema  "Dá uma NEGA ao tabaco" e, como habitualmente, pretendem, sempre com finalidades educativas, sensibilizar os estudantes para a importância de estilos de vida saudável.
O consumo de tabaco é um importante fator de risco não apenas para o cancro do pulmão, mas, também, para uma diversidade de outros tipos de cancro como, por exemplo, cancro da cavidade oral (lábios, boca, língua), laringe e faringe; cancro do esófago; cancro do pâncreas; cancro da bexiga e rins e cancro do colo do útero.

..............

Saiba Mais:

Educação para a saúde, prevenção e sensibilização
O projeto des.LIGA criado em 2011 no âmbito da Unidade de Formação e Educação para a Saúde do NRC.LPCC  é uma iniciativa de prevenção do cancro e promoção da Educação para a Saúde, desenvolvida através da criação de departamentos de educação para a saúde e prevenção do cancro no Ensino Superior em diversas entidades académicas e/ou instituições de Ensino Superior da Região Centro do país.
Os seus principais objetivos passam por promover a adoção de comportamentos de saúde; atuar ao nível da prevenção primária e secundária do cancro e potenciar a formação em oncologia junto da comunidade estudantil. Às campanhas de sensibilização que têm promovido em datas especiais como o Dia dos Namorados e o Natal, juntam-se ações específicas como a prevenção para o cancro da pele e do colo do útero. Também têm sido presença assídua nas festas estudantis da Latada e Queima das Fitas com stands informativos e a dinamização do peddy-paper “des.LIGA o MITO”.
 
Departamento de Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro no Ensino Superior
No âmbito do projeto des.LIGA, e em parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Instituto Universitário Justiça e Paz, foi criado o primeiro Departamento de Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro no Ensino Superior, integrado no Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiente da DG/AAC.
O des.LIGA é um grupo formado por estudantes de Engenharia Biomédica, Ciências e Tecnologias, Farmácia, , Economia, Direito, Psicologia  e da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC, por representante do NRC.LPCC e da DG/AAC e pelo coordenador do Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiente da DG/AAC. E, desde fevereiro 2015, através de protocolo com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o âmbito de atuação do projeto continua a ampliar-se tendo-se já este ano criado protocolo com a Universidade da Beira Interior.

 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 09 de Maio 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias