Notícias

Voltar

“Um Dia Pela Vida” lançado na Vila de Porto Judeu

 “Um Dia Pela Vida” lançado na Vila de Porto Judeu
Na ilha Terceira
O Núcleo Regional dos Açores (NRA), da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), promoveu na passa quarta-feira, dia 5 de dezembro, o lançamento do projeto de voluntariado “Um Dia Pela Vida” que decorreu na sede da ICHTUS- Associação de Juventude do Porto Judeu, na Vila do Porto Judeu, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.
Na ocasião, foi apresentada a Comissão Local, liderada pela responsável local, Ana Pimentel Simões, e restante equipa que ficará responsável por coordenar, durante os próximos 4 meses, o projeto que termina a 29 de março de 2019, com a realização de uma grande festa de encerramento.
A sessão de lançamento de “Um Dia Pela Vida” contou com a presença da presidente do Núcleo Regional dos Açores da LPCC, Mónica Martins, do Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, do Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, José Álamo Meneses, e da Presidente da Junta de Freguesia de Porto Judeu, Honória Leandro, que, além de ser parceria neste projeto, deu o seu testemunho enquanto sobrevivente.
Mónica Martins aproveitou a ocasião para relembrar o Dia Internacional do Voluntariado, efeméride que se assinalou no mesmo dia, e agradecer a todos os voluntários pelo “compromisso e dedicação com que apoiam a Instituição, por toda a disponibilidade e pelo grande exemplo de exercício de cidadania que demonstram”.
Salientou ainda que o “NRA LPCC celebra, com os seus voluntários e amigos, o compromisso e a “esperança conferida pelo voluntariado” informando que a LPCC com os seus mais de 75 anos de atividade, tem tido durante este percurso a “preocupação de Lutar e apoiar, tanto na prevenção da doença como no conforto dos percursos da luta de cada um”.
Ainda no decorrer desta cerimónia, houve o testemunho de uma cuidadora, Valdeci Purim, que partilhou a sua experiência com a doença oncológica de uma outra perspetiva, havendo ainda lugar a uma sessão informal de esclarecimento sobre o cancro, pela médica oncologista Andreia Coelho.
A sessão de lançamento do projeto “Um Dia Pela Vida” foi o momento para dar a conhecer o projeto aos locais e lançar o repto para a comunidade formar equipas e participar na iniciativa, cujos principais objetivos visam mudar a atitude da comunidade face à doença, educar e informar e angariar fundos para os programas de prevenção, investigação e atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O evento terminou com a apresentação do hino oficial do projeto elaborado para esta edição, que contou com a colaboração de José João Silva, Frederico Madeira e Francisco Rocha, com interpretação do grupo Pó de Palco, com participação especial de Francisco Rocha e Nivaldo Sousa, seguida de um beberete e momento de convívio entre os presentes.

 
Por Núcleo Regional dos Açores a 06 de Dezembro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias