Notícias

Voltar

Um Natal Saudável com alunos do ensino superior a sensibilizar os colegas para a prevenção do cancro

14 de Dezembro 2016
Um Natal Saudável com alunos do ensino superior a sensibilizar os colegas para a prevenção do cancro
Jovens estudantes do ensino superior, voluntários do projeto des.LIGA - Educação para a Saúde no Ensino Superior do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, promoveram ações de sensibilização para a prevenção do cancro junto da comunidade universitária em Coimbra.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), voltou a promover, através do projeto des.LIGA, ações de sensibilização para a prevenção do cancro em Faculdades da Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no passado dia 14 de dezembro. Serão estudantes a sensibilizar estudantes a adotarem comportamentos de saúde e atuarem ao nível da prevenção primária do cancro.
 
Recordamos que o des.Liga tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento deiniciativas de promoção da saúde e de prevenção do cancro entre pares - de estudantes, para estudantes - através de ações de sensibilização dinamizadas pelo grupo de voluntariado do projeto. Pretende-se alertar os estudantes para os perigos do cancro, enquanto grave problema de saúde pública, e com proporções cada vez maiores, cuja melhor forma de prevenção é a adoção de estilos de vida saudáveis. Fomentar a consciencialização e a prevenção do cancro na população jovem volta a ser o foco do projeto des.LIGA neste Natal.
 
Um Natal Saudável na Universidade de Coimbra
O grupo de de voluntários do des.LIGA  da Associação Académica de Coimbra promoveu mais um a vez a atividade "Natal Saudável": uma campanha de sensibilização que inclui a distribuição de um conjunto de informações reunidas num Kit composto por elementos alusivos à alimentação saudável, elaborados pelos próprios voluntários. Aproximadamente 1/3 de todas as mortes por cancro estão relacionadas com a dieta e atividade física; o excesso de peso, obesidade e a inatividade física, conjuntamente, são responsáveis por cerca de 159 mil mortes por cancro colo-retal todos os anos e por cerca de 88 mil mortes por cancro da mama.

e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Os jovens estudantes da ESEnfC voltaram este ano a participar, desta vez com atividades centradas na temática da alimentação saudável e a importância deste aspeto, na prevenção do cancro. O grupo de voluntários esteve nos dois polos da Escola de Enfermagem de Coimbra, onde dinamizou o quizz "Queres ser mais saudável?", em formato digital, composto por 15 perguntas relacionadas com a prevenção do cancro. Todos os participantes receberam um Kit de Natal Saudável.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 03 de Janeiro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias