Apoio à Formação e Investigação em Oncologia

A investigação e desenvolvimento bem como a formação contínua são os pilares do progresso das sociedades contemporâneas. A investigação oncológica, básica, translacional, clínica e epidemiológica tem permitido enormes progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apoiado centros nacionais de excelência na investigação científica, quer através de patrocínios quer disponibilizando bolsas que permitam o desenvolvimento de projectos inovadores e com aplicação clínica. Os Núcleos Regionais da Liga tem proporcionado as condições necessárias para que centros universitários, instituições hospitalares e outras criem condições para a investigação na área do cancro.

A formação contínua e o aperfeiçoamento em novas tecnologias, por parte daqueles que lindam com doentes oncológicos, tem também sido uma preocupação, ao longo dos anos, dos Núcleos Regionais da Liga, que em particular têm concedido verbas significativas aos centros do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil.


Bolsa Liga Portuguesa Contra o Cancro

Ano: 2017 / Âmbito: Nacional
  • A Bolsa LPCC abrange investigadores sem vínculo estatal ou con- trato de trabalho, em regime de exclusividade, e com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área do cancro do pulmão.
    A Bolsa LPCC decorre no âmbito da legislação em vigor aplicada ao Estatuto do Bolseiro Investigador. Inscreva-se aqui

Bolsa Liga Portuguesa Contra o Cancro / Pfizer

Ano: 2017 / Âmbito: Nacional
  • A Bolsa LPCC / Pfizer abrange investigadores de nacionalidade portuguesa sem vínculo estatal ou contrato de trabalho, em regime de exclusividade, e com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investiga- ção na área do cancro da mama. 
    ​A Bolsa LPCC / Pfizer decorre no âmbito da legislação em vigor aplicada ao Estatuto do Bolseiro Investigador. Inscreva-se aqui

Bolsa Liga Portuguesa Contra o Cancro / Fundação PT

Ano: 2017 / Âmbito: Nacional
  • A Bolsa LPCC / Fundação PT abrange investigadores de nacionalidade portuguesa sem vínculo estatal ou contrato de trabalho, em regime de exclusividade, e com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia.
    ​A Bolsa LPCC / Fundação PT decorre no âmbito da legislação em vigor aplicada ao Estatuto do Bolseiro Investigador. Inscreva-se aqui

Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2017

Ano: 2017/2018 / Âmbito: Regional (Centro)

  • As Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2017 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do CIMAGO. 

Mais Informações/Regulamentos

Medidas de Apoio à Formação em Oncologia (MAFOR)

Ano: decorrem anualmente

  • No âmbito das finalidades estatutárias da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e de modo a promover a formação, qualificação profissional e investigação em oncologia o Núcleo Regional do Centro da LPCC concede apoios pontuais para atividades de formação em oncologia, destinados a profissionais de saúde, Unidades de Saúde e Centros de Investigação.


    As medidas de apoio são dirigidas à participação ativa ou frequência em ações de formação na área da oncologia e à realização de atividades de formação, desenvolvidas por Unidades de Saúde, sendo ainda elegíveis, neste último âmbito, os apoios à aquisição de bibliografia ou outros materiais no âmbito da oncologia.

​Mais Informações/Regulamentos

Bolsa Dr.Rocha Alves 2017

Ano: 2017 / 2018 / Âmbito: Regional (Centro)

  • À Bolsa Dr. Rocha Alves 2017 podem concorrer todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da zona de ação do Núcleo Regional do Centro da LPCC: Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Resende, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca).


​Mais Informações/Regulamentos

Bolsas de Investigação

O Núcleo Regional do Norte promove o conhecimento científico em oncologia ao financiar anualmente:
  • 12 Bolsas de Investigação
  • Bolsas de Mestrado
  • Bolsas de Doutoramento
  • Subsídios
  • Cursos de formação para profissionais de saúde
  • Estágios de curta e longa duração em território nacional e internacional

São centenas os profissionais de saúde, as Instituições e os Centros de Investigação (como, por exemplo, o IPO Porto - Instituto Português de Oncologia do Porto e o IPATIMUP - Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) que já beneficiaram e beneficiam de forma continuada deste financiamento na investigação oncológica.
Os financiados conseguem, desta forma, adquirir conhecimentos especializados e técnicos na área do tratamento e da investigação do cancro.

Mais informações:
Departamento de Investigação
Núcleo Regional do Norte
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Estrada Interior da Circunvalação, n. 6657  |  4200-172 Porto

[t] 225 420 680
[@] investigacao.nrnorte@ligacontracancro.pt

Bolsas de Investigação em Oncologia LPCC-NRS/TERRY FOX 2016/2017

Ano: 2017/18

Âmbito: Nacional (2 Bolsas de 15.000€/ano)

  • A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem na investigação cientifica em oncologia uma das suas principais áreas de intervenção. O NRS consciente de que este é um valor essencial e sabendo das necessidades que os investigadores têm em termos de apoio financeiro atribui há já vários anos com o apoio da corrida Terry Fox bolsas para investigação científica no âmbito do cancro.
  • Para o biénio 2017/2018 foram criadas 2 bolsas LPCC-NRS/Terry Fox, no montante de 15.000€ cada que agraciarão projetos de investigação na área da oncologia, com objetivos perfeitamente definidos e a desenvolver em Instituições Portuguesas. As candidaturas estarão abertas de 28 de Novembro a 11 de Janeiro de 2017. 
  • As Bolsas LPCC-NRS/Terry Fox não decorrem no âmbito da legislação em vigor aplicada ao Estatuto do Bolseiro Investigador.
  • Para mais informações consulte o Regulamento das Bolsas LPCC-NRS/Terry Fox onde estão disponíveis todos os requisitos necessários.

Mais informações/ Regulamento




Página Inicial
Apoios & Parcerias