Um Dia Pela Vida


​Um Dia Pela Vida é uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, 23 Nações já fazem parte deste projeto que a nível internacional é designado por Relay For Life.

Em Portugal teve início em 2005 e decorreu já em 50 localidades. Nestes 11 anos, mais de 250 mil pessoas contactaram de alguma forma com este projeto e, aproximadamente, 60 mil participaram ativamente.

Tem como principais objectivos:

  • Mudar a atitude da comunidade e de cada um de nós face à doença - cancro não é necessariamente morte!
  • Educar e informar. A prevenção é o caminho para a cura.
  • Angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Trata-se de um projecto desenvolvido na comunidade, pela comunidade, num período que decorre entre os 3 a 4 meses e que culmina com a grande festa de encerramento. O Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas.

Grupos de pessoas (equipas) participam numa caminhada simbólica ao longo de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro. Uma vez que o Um Dia Pela Vida é acima de tudo uma reunião da comunidade e não uma prova desportiva, todos podem participar: família, amigos, grupos profissionais, colectividades etc., partilhando todos os mesmos objectivos: o acompanhar do doente oncológico e o apoio à missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Celebrar. Recordar. Lutar.

Sob o mote Celebrar (com os que venceram), Recordar (os que partiram) e Lutar (apoiar os que estão a lutar) o Um Dia Pela Vida inclui educação e prevenção, comunidade, angariação de fundos e muito divertimento. Um Dia Pela Vida representa a esperança de que os que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a lutar contra o cancro serão apoiados e que um dia o Cancro será vencido.

Morada: Rua da Rosa, nº 26; 9700-171 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 212345 295 212345
E-mail:  pelavida.nra@ligacontracancro.pt 
Morada: Rua Dr. António José de Almeida, 329 - 2º Sala 56; 3000 - 045 Coimbra
Telefone: 239 487 490 239 487 490
E-mail:  pelavida.nrc@ligacontracancro.pt 

Acompanhe as atividades do UDPV em São Vicente aqui.

Mais Informação:
Um Dia Pela Vida na Madeira
Núcleo Regional da Madeira da 
Liga Portuguesa Contra o Cancro

Morada
: Edifício Elias Garcia I, Bloco II 1ªA - 9050-023 Funchal
Telefone: 291 106274 291 106274 / 937 931188
E-mail:  pelavida.nrm@ligacontracancro.pt 

UDPV Vila do Conde - Festa de Encerramento

8 de julho
a partir das 15h - Mercado Municipal de Vila do Conde

Entrada Livre
MUITA ANIMAÇÃO NUMA CAMINHADA PELA VIDA

Facebook do UDPV de Vila do Conde





_________________________________________

Em 2016, o Um Dia Pela Vida realizou-se em Melgaço.
Pode ver fotografias do projeto neste concelho aqui ou no Facebook do UDPV de Melgaço.

​Mais Informação:
Núcleo Regional do Norte da 
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Estrada Interior da Circunvalação, n. 6657 | 4200 -177 Porto
[t] 225 420 689 
[tlm] 910 350 817
[@]  pelavida.nrn@ligacontracancro.pt 

O 68º Um Dia Pela Vida é em Quarteira

Em 2016 realizou-se pela primeira vez “Um dia pela Vida” no Algarve . Este projeto foi pioneiro, um pouco diferente de todos os outros que tínhamos realizado até então, pois foi o primeiro a ser feito em contexto universitário. Bastou um mês de “Um dia Pela Vida” em Faro, para nos abrir portas no Algarve, a semente foi lançada, germinou e já estamos a começar a colher grandes e bons frutos desta experiência: a abertura do Grupo de Apoio de Faro da LPCC, inaugurado no passado dia 6 de outubro, um sonho finalmente concretizado e a realização do “Um Dia Pela Vida” em Quarteira. Tudo possível graças à disponibilidade, perseverança e generosidade de um grupo de voluntários que participaram no projeto UDPV-UAlg.
 
O UDPV Quarteira teve o seu Evento de Lançamento a 10 de novembro e vai decorrer até 14 de Abril de 2018, dia da sua Festa de Encerramento. Durante os 5 meses seguintes, Quarteira vai unir-se e caminhar pela vida e contra o cancro. Irá falar de Cancro, quebrando tabus, desmistificando a palavra e a doença em si; divulgando a Missão da LPCC e, ao mesmo tempo, angariando fundos para a LPCC, em ambiente de grande festa. Como tudo isto será possível? Só a magia do “Um dia Pela Vida” o consegue explicar.

Ao longo destes meses muito irá acontecer em Quarteira, desde ações de prevenção e palestras a atividades lúdicas, tudo organizado por equipas formadas na Comunidade e para a comunidade. Na festa final iremos celebrar a vida, recordar todos aqueles que de alguma forma foram tocados pelo cancro e caminhar ao longo de 24 horas com todos aqueles que estão neste momento a lutar contra o cancro. O convite que vos podemos fazer é que se juntem a nós e venham até Quarteira caminhar pela vida e Contra o Cancro. Pois juntos somos mais fortes e só paramos quando encontramos a cura.  
 
Filipa Rocha Mendes, Hugo Tavares e Joana Magalhães
(Equipa UDPV LPCC NRS)

​​


Morada: Rua Professor Lima Basto,1099 - 023 Lisboa
Telefone: 217 264 099 / 217 271 241
E-mail:  pelavida.nrs@ligacontracancro.pt 

Página Inicial
Apoios & Parcerias