Voltar

José Ferreira Alves

67 anos Pulmão, 2011, Doente
Foi nos princípios de 2011 que fiz um TAC abdominal porque tenho diabetes, para ver como estavam os rins e outros órgãos. Foi com surpresa que apareceu a mancha no pulmão direito. Primeiro passo: deixar de fumar, um vício de há cerca de 52 anos. Fumava cerca de 30 a 40 cigarros por dia, não foi fácil. Por fim, e após vários exames, fui internado no Hospital, onde quero louvar o carinho com que fui tratado além do profissionalismo de todas as equipas, desde as da limpeza, enfermagem e médicas. Depois fiz quimioterapia preventiva e graças a Deus, fiquei livre deste mal. Quero daqui apelar a todos para fazerem exames e verem como estão, pois quando já se tem sintomas por vezes é tarde. Eu nunca tive sintomas, foi um mero acaso!
Voltar

Outros Testemunhos

  • Neste ano de 2012, foi diagnosticado ao meu pai cancro no pulmão com metástases na cabeça. Estava a trabalhar no Algarve quando o meu pai começou a...Sandra Félix, 30 anos, Pulmão, 2012Ler mais
  • Já tinha pensado deixar aqui o meu testemunho quando este caminho começou, mas achava que ainda estava tudo no início para poder fazer a diferença. Não...Vanda Santos, 23 anos, Pulmão, 2011Ler mais
  • Estive hesitante em deixar o meu testemunho, mas assim poderei dar força e coragem a outras pessoas.Foi diagnosticado cancro do pulmão ao meu marido,...Ana Marques, 32 anos, Pulmão, 2014Ler mais
  • O meu tio (a quem eu era muito chegada) teve cancro do pulmão. A primeira vez, ele lutou e conseguiu vencer. Mas acabou por voltar. Eu (antes de sabermos...Adriana S.M, 14 anos, PulmãoLer mais
  • Após o falecimento do meu pai em 1/11/2013 com enfisema pulmonar, em janeiro foi-me diagnosticado adenocarcinoma do pulmão com metáteses na cabeça....Carla Matias, 43 anos, Pulmão, 2014Ler mais
  • Quero apenas deixar o meu testemunho para dar esperança e força a quem está a passar pelo mesmo. Tinha na altura 48 anos, andava com uma constipação...Madalena Hipólito, 62 anos, Pulmão, 1998Ler mais
Apoios & Parcerias