Nova identidade visual da Liga Portuguesa Contra o CancroO mundo mudou … a Liga Portuguesa Contra o Cancro também!
Hoje damos as boas-vindas a uma nova identidade corporativa, mais simples e moderna.
Sejam todos bem-vindos a este nosso novo mundo!
Hoje damos as boas-vindas a uma nova identidade corporativa, mais simples e moderna.
Sejam todos bem-vindos a este nosso novo mundo!
Candidatura de jovens estudantes ao voluntariado hospitalar

O Voluntariado Hospitalar em Oncologia promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, através da disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia.
O surto pandémico por coronavírus (COVID-19) conduziu a profundas alterações na prestação dos cuidados de saúde e, também, à suspensão das atividades de voluntariado em contexto hospitalar. Tendo presente o impacto desta medida no contexto da humanização da assistência ao doente oncológico e família, por demais manifestado por profissionais, doentes e acompanhantes durante o período de confinamento, a Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC em articulação com o Conselho de Administração do IPO de Coimbra, prevê a retoma progressiva das atividades de voluntariado, em condições específicas e distintas das realizadas no período pré-pandemia. Neste processo de avaliação conjunta, foram considerados aspetos como a avaliação de risco, a formação preparação dos voluntários e o cumprimento de todos os protocolos de controlo de infeção, definidos pelas Autoridades de Saúde.
Neste sentido, o Núcleo Regional do Centro da LPCC encontra-se a desenvolver um projeto de recrutamento de jovens voluntários, que venham a reforçar as equipas existentes e, por esta via, contribuam para a amenizar a permanência do doente oncológico, minimizando também os níveis de ansiedade e desconforto dos acompanhantes nos períodos de espera para consulta/tratamento.
É, também, uma oportunidade para que os jovens estudantes, nomeadamente das áreas da saúde e social, acompanhados de voluntários séniores, participem de uma experiência que, para além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento curricular, marcará a diferença na vida de quem se encontra numa condição de grande vulnerabilidade.
Atividades do voluntariado hospitalar:
- Prestação de apoio emocional, prático e informativo;
- Acolhimento e orientação de doentes e acompanhantes;
- Oferta de pequenas refeições;
- Acompanhamento de doentes aos vários serviços hospitalares;
- Divulgação dos serviços da Liga Portuguesa Contra o Cancro de apoio ao doente oncológico e família.
- Jovens a partir dos 18 anos;
- Disponibilidade mínima obrigatória de 1 manhã/tarde por semana (4 horas semanais), em horário laboral (das 8h30 às 12h30 ou das 12h30 às 16h30) e durante um período mínimo de um mês;
- Participação numa entrevista de seleção e frequência do curso de formação de voluntariado em oncologia;
- Subscrição de um Acordo/Compromisso de Voluntariado;
- Realização do teste para deteção da COVID-19;
- Privilegiam-se os candidatos jovens estudantes das áreas da saúde e social (medicina, enfermagem, psicologia, farmácia, serviço social, tecnologias da saúde ou outras); com maturidade pessoal para o contacto com pessoas em situação de vida adversa e/ou experiência anterior em voluntariado.
Faça a sua candidatura até ao dia 19 de julho através do preenchimento do seguinte formulário: