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O QUE NOS LIGA • MARÇO 2021
  SUMÁRIO HISTÓRICO
1,6 MILHÕES ASSINALAM O BALANÇO DO APOIO SOCIAL AO DOENTE ONCOLÓGICO NO
IPOC E CHUC
Em dez anos, mais de um milhão e seiscentos mil euros de apoio global, de 1a e 2a linha, e 3114 doentes apoiados, marcam o balanço de atividade do apoio social do Núcleo Regional do Centro da LPCC ao doente oncológico no IPO de Coimbra e no CHUC.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) faz o balanço das atividades desenvolvi- das no âmbito do apoio social ao doente oncológico, no Ins- tituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) e no Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), onde se destaca os mais de 900 mil euros para a 1a linha de apoio social, destinados a 2477 doentes; e um valor global superior a 760 mil euros para o apoio de 2a linha, que chegou a 637 doentes. O gabinete de apoio social da LPCC.NRC no IPOC iniciou ati- vidade em 2011 e em 2014, no CHUC, assentando, desde então, num modelo que objetiva a maior proximidade ao doente oncológico e seu agregado familiar. Importa realçar que o apoio ao doente oncológico e seus familiares é uma das áreas prioritárias de intervenção da LPCC, sendo que a verba anual destinada ao apoio social material é, assim, canalizada para colmatar as necessidades dos doentes on- cológicos em situação de carência económica comprovada. Para assinalar esta década de apoio social ao doente onco- lógico, a LPCC.NRC debruça-se sobre este balanço de ativi- dade, onde se destaca como principal vertente a 1a linha de apoio, que visou contribuir para minorar o impacto social da doença oncológica, promovendo a adesão às consultas e tratamentos dos doentes com dificuldades socioeconó- micas. Assim, no período compreendido entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2020, foram referenciados pelo IPOC, para avaliação social, 2.116 os doentes, dos quais 95% reuniram critérios para elegibilidade de apoio pela LPCC. Atendendo à jornada do doente, que se inicia no momento de diagnóstico, decorre com os tratamentos e ao longo da vida, com as consultas de vigilância, registaram-se cerca de 28.000 atendimentos a doentes acompanhados naquela unidade hospitalar.
Para além da vertente de apoio informativo, a LPCC disponi-
bilizou, no âmbito da 1a linha, apoio nas deslocações, aqui- sição de medicação complementar e na disponibilização de ajudas técnicas, totalizando, neste período, um apoio global no IPOC na ordem dos 780 mil euros. Já, no gabinete de apoio social no CHUC, que funciona no edifício de S. Jeróni- mo, este apoio de 1a linha refletiu-se em 3.398 apoios em transportes, medicação e ajudas técnicas a 361 doentes, num montante global que ascende aos 122 mil euros.
O contexto de proximidade, proporcionado pela presença de profissionais da LPCC no contexto hospitalar e a constatação de que um número considerável de doentes apresentava dificulda- des que em muito ultrapassavam a problemáti- ca da acessibilidade aos tratamentos, conduziu a LPCC.NRC à abertura de uma 2a linha de apoio, que visou atuar em aspetos relacionados com a subsistência do agregado familiar e a minimiza- ção do risco de pobreza ou exclusão social.
Nesta 2a linha de apoio e no mesmo período, beneficiaram de apoio social 637 doentes, num montante global de apoio que ascendeu a 762 mil euros. Estes apoios destinaram-se a colmatar encargos com medicação, ajudas técnicas di- versas, habitação, educação, valências sociais, entre outras. Recorde-se que a atribuição destes apoios é realizada atra- vés de um rigoroso processo de avaliação, realizado em
     
























































































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