Notícias

Voltar

Mais de quatro em cada dez mulheres com mutações no gene BRCA1 vão desenvolver cancro do ovário até aos 80 anos

07 de Maio 2019 a 31 de Maio 2019
Mais de quatro em cada dez mulheres com mutações no gene BRCA1 vão desenvolver cancro do ovário até aos 80 anos
Teste genético é essencial para a prevenção e tratamento do cancro do ovário
Em 2018, surgiram, em Portugal, 574 novos casos de cancro do ovário, e no mesmo ano verificaram-se 412 mortes devidas a esta doença[1]. Apesar de apenas 1,3% das mulheres na população em geral virem a desenvolver cancro do ovário ao longo das suas vidas, a predisposição genética é um importante fator de risco para o desenvolvimento deste tumor. De facto, cerca de 44% das portadoras de mutações patogénicas no gene BRCA1 e cerca de 17% das portadoras de mutações patogénicas no gene BRCA2 vão desenvolver cancro do ovário até aos 80 anos[2]. Segundo Gabriela Sousa, médica oncologista, “cerca de 85% do cancro do ovário é esporádico e cerca de 15% é hereditário, pelo que é importante que as mulheres estejam atentas à sua história familiar porque este é evitável”.

As alterações dos genes BRCA não estão apenas associadas a cancro da mama ou do ovário. Também poderão associar-se a cancro do pâncreas, próstata, entre outros2. Gabriela Sousa explica que “estes são genes reparadores celulares, ou seja, ao funcionarem corretamente produzem proteínas que reparam pequenos erros no ADN e evitam o desenvolvimento dos tumores. Contudo, quando ocorre uma alteração, uma mutação nestes genes, este ‘trabalho’ fica comprometido, o que pode levar ao aparecimento do tumor”.

É para esclarecer estas e outras questões que a Evita, a Liga Portuguesa Contra o Cancro( LPCC), a Sociedade Portuguesa de Genética Humana, a Sociedade Portuguesa de Ginecologia, a Sociedade Portuguesa de Senologia e a Sociedade Portuguesa de Oncologia e a AstraZeneca irão lançar a campanha “saBeR mais ContA”, no dia 8 de maio, Dia Mundial do Cancro do Ovário, e que irá decorrer até outubro, mês de sensibilização para o cancro da mama.

Neste sentido, a campanha contará com a realização de três sessões de esclarecimentos com médicos especialistas e testemunhos sobre “As mutações genéticas BRCA e o cancro”, com a primeira a acontecer no dia 17 de maio, pelas 15h00, no IPO de Coimbra, e a segunda, a 30 de maio, à mesma hora, no IPO do Porto, esta última transmitida por livestreaming nos sites e páginas de facebook da Evita e LPCC.

Estas sessões, dirigidas sobretudo a doentes e familiares, são uma forma de passar conhecimento, que segundo Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC, “é um aspeto-chave para que as pessoas possam tomar decisões informadas sobre a sua saúde e equacionem as vantagens e as desvantagens das várias estratégias disponíveis e o diálogo com os profissionais de saúde, numa interacção esclarecida sobre as opções a tomar.”

Para além destas sessões, a campanha “saBeR mais ContA” terá ainda uma exposição fotográfica, com testemunhos de famílias onde houve diagnóstico de cancro da mama e/ou ovário, associados à mutação BRCA, e outros que realizaram o teste genético. Esta exposição estará no Alma Shopping, entre 9 a 19 de maio, seguindo para o Porto, para a estação da Casa da Música do Metro do Porto, de 20 a 31 de maio. A campanha chega a Lisboa no mês de outubro.

 
[1] Internacional Agency for Research on Cancer, World Health Organization, Portugal, Globocan 2018. http://gco.iarc.fr/today/home
[2] National Cancer Institute, "BRCA Mutations: Cancer Risk and Genetic Testing". https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/genetics/brca-fact-sheet#q1 (consultado a 16.04.2019)
[3] The Royal Marsden NHS Foundation Trust. "A beginner’s guide to brca1 and brca2". https://shared-d7-royalmarsden-public.s3.amazonaws.com/files_trust/s3fs-public/beginners-guide-to-brca1-and-brca2.PDF (consultado a 16.04.2019)
[4] ESMO Patient Guide Series. "What is breast cancer?". https://www.esmo.org/content/download/6593/114959/file/en-breast-cancer-guide-for-patients.pdf (consultado a 16.04.2019)
[5] ESMO Patient Guide Series. "What is ovarian cancer?". https://www.esmo.org/content/download/10097/201883/file/en-ovarian-cancer-guide-for-patients.pdf (consultado a 16.04.2019)


...........................................
PROGRAMA
Sessão de Esclarecimento “As mutações genéticas BRCA e o cancro”
30 de maio  |  15h  |   IPO do Porto

CANCRO DA MAMA
Fernando Castro  |  Sociedade Portuguesa de Senologia
Incidência, sintomas, fatores de risco, diagnóstico, em que altura procurar o médico, rastreios, medidas profiláticas no caso de BRCA.

CANCRO DO OVÁRIO
Noémia Afonso  |  Sociedade Portuguesa de Oncologia
Incidência, sintomas, fatores de risco, diagnóstico, em que altura procurar o médico, rastreios, medidas profiláticas no caso de BRCA.

GENES BRCA
João Pinho da Silva  |  Sociedade Portuguesa de Genética Humana
O que são; quem, quando e porquê pedir o teste; o que significa ter a mutação BRCA; quais as implicações para o doente e para a sua família.

COMO ENFRENTAR A REALIZAÇÃO E RESULTADO DO TESTE GENÉTICO
Tamara Milagre  |  Evita

COMO ENFRENTAR A DOENÇA
Monick Leal  |  Liga Portuguesa Contra o Cancro

UMA HISTÓRIA REAL
Cristina Nogueira
 
06 de Novembro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias