Oradores
















ANA MARIA MORAIS

Sobrevivente de cancro e Voluntária da LPCC-NRN
Nasci nesta bela cidade do Porto no ano de 1966, num belo e florido dia de Maio, e fui a segunda filha de uma família tradicional. Sobre a minha infância e adolescência direi que foram pautadas pelo equilíbrio, descoberta e aprendizagem - um trajeto que me levou à consolidação da mulher em que me tornei e dos valores que me norteiam.  
Gosto de viajar e conhecer novas culturas, de gastronomia e seus múltiplos sabores, de cinema, música, livros, enfim, sou uma apaixonada pela vida e tenho um lugar especial onde retempero as energias e me conecto com o Universo: o Gerês.  
Os meus estudos foram ditados pela vocação que sempre tive pela assessoria e é o que tenho feito, com dedicação e profissionalismo, ao longo da minha vida, como tal, a formação em "Secretariado Executivo e Assessoria" era mandatória.
Sou assistente de Direção no Grupo Sonae, a minha segunda casa nos últimos 35 anos, onde tenho construído um percurso sólido e meritório. Neste momento também dou apoio à área de gestão de facilites, e na área de comunicação e organização de eventos.
A minha ligação ao IPO começou muito cedo, foi neste Instituto que iniciei o meu percurso profissional na área administrativa. Como a vida é feita de imprevistos, mais tarde, voltei como doente oncológica e encetei uma dura luta contra esta doença que continua a vitimar e a roubar os sonhos a muitas pessoas. Como a gratidão é uma exigência e o reconhecimento um dever, hoje sou Voluntaria da LPCC no IPO e tenho muito orgulho por tudo o que vivenciei e pelas experiências enriquecedoras que tive nesta caminhada de/pela Vida.


ANA VALE

Enfermeira gestora do serviço de Ciências e Imagem do IPO PORTO
Integra a comissão de voluntariado do IPO PORTO como elo de ligação com a LPCC desde 2007.
Colabora com a LPCC no curso de integração ao voluntariado oncológico: ”Comunicação no internamento”.
Enfermeira no IPO Porto, desde Março 1993.







ANDREIA COSTA ANDRADE

Jurista na Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte
Advogada.
Investigadora Associada do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Doutoranda em Direito Público da Saúde também pela FDUC. 
Jurista na Consulta de Apoio Jurídico da LPCC-NRN (gratuita para doentes oncológicos, familiares e cuidadores).







ANTÓNIO ARAÚJO

Diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário do Porto
Professor Catedrático Convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade do Porto.
Desde Janeiro.2023 é o Director do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto.
É membro do Conselho Nacional para a Oncologia, desde Agosto de 2013, e membro do Comité Científico do registo Oncológico Nacional, desde 2019.
Foi membro da Comissão de Ética, para o período de 2015–2019, e é membro da Comissão de Educação, para os períodos de 2019–2021 e 2022-2024, da Internacional Association for the Study of Lung Cancer (IASLC).
É membro-fundador da REDICAP – Rede Ibero-Americana de Cancro do Pulmão, fundada a 12 de Fevereiro de 2021, e que inclui investigadores em oncologia de Espanha, Colômbia, Argentina, Peru e Portugal.
Foi presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, para os períodos de 2017-2019 e 2020-2022.
Desde a sua fundação, em 2010, e até 2017, foi o Presidente da Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, sendo actualmente o presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Foi autor ou contribuiu para mais de 90 artigos científicos e capítulos de livros. É membro da ESMO, ASCO, IASLC, Sociedade Portuguesa de Oncologia e Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Foi membro do Conselho Directivo do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, entre 2006 e 2012.
Foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pelo município do Porto, em 2022.
 

BELMIRO ROCHA

Enfermeiro Gestor do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, EPE
Título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação pela Ordem dos Enfermeiros. Competência Acrescida Avançada em Gestão pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Pós-Graduado em Gestão e Economia da Saúde, pela FEUC Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde (PADIS), pela AESE. Título de Especialista Académico, pela UFP.
Presidente da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), eleito a 25 fev 2023 para o seu 4.º Mandato como Presidente da Direcção. Presidente da Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros, nos mandatos de 2012-2015 e 2016-2019. Vogal da Comissão de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros, nos mandatos de 1999-2003 e 2004-2008. Enfermeiro Diretor/Vogal do Conselho de Administração 2 mandatos no HNS Ajuda-Espinho e outros 2 mandatos no CHVNG/E (2011-2017). 



CARINA FERREIRA-BORGES

Carina Ferreira-Borges, is a public health specialist with an interest in non-communicable diseases and holds a PhD in International Health. She joined WHO in 2006 working in the areas of substance abuse and mental health and since 2017, Carina joined the NCD Office as Programme Manager for Alcohol, Illicit Drugs and Prison Health dedicating her work to strengthening WHO normative and technical support to countries namely the development of comprehensive national policies aimed at reducing alcohol consumption and the improvement of prison health systems.In addition to being in charge of these areas, Carina was Head of the WHO European Office for Prevention and Control of NCDs and NCD Director providing strategic and technical support to the fifty-three Member States of the Region in scaling up their efforts to better prevent and control noncommunicable diseases (NCD). She is also responsible for coordinating WHO support to the NCD Council, an initiative driven by WHO Regional Director to accelerate progress and innovation for tackling NCDs, coordinating the Signature initiative on health taxes.



CARLOS CORTES

Bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2023-2025
Concluiu sua licenciatura em Medicina em 1999, tendo completado a sua especialização em Patologia Clínica em 2006 após ter cumprido com o serviço militar em Vendas Novas e nos Açores. Desde então, tem exercido a sua atividade profissional no Serviço Nacional de Saúde como Médico Patologista Clínico. Tem a subespecialidade em Microbiologia Médica desde 2020. Detém também a Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos, desde 2020, a Pós-graduação em Gestão e Direção em Saúde e a Pós-Graduação de Ética em Saúde pela Universidade de Coimbra.

É, presentemente, co-Coordenador e docente da Pós-graduação em Gestão Empresarial das Instituições de Saúde selecionado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra/Coimbra Business School.




CATARINA ARAÚJO

Vereadora na Câmara Municipal do Porto
Licenciada em Direito, Ciências Jurídico Políticas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, concluiu o programa intensivo de gestão na Católica Porto Business School.
Pós-Graduada em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, possuí o Curso de Pós-Graduação em Contratos Públicos pela Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto e o Curso de Especialização em Fiscalidade para Juristas pelo Instituto Superior de Administração e Gestão-ISAG e Ordem dos Advogados, Porto.
É Vereadora na Câmara Municipal do Porto desde outubro de 2017. Atualmente assume o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e o Pelouro dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil.

 
 
CATARINA PAZES

Enfermeira e Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos
Enfermeira Responsável da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+.
Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.
Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (2021-2023).
Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária.
Enfermeira Especialista em EMC - Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa.
Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina de Lisboa.
Pós Graduação em Gerontologia Social, Cuidados Paliativos Pediátricos e Cuidados Paliativos não oncológicos.



FERNANDO RIBAS

Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto
Efetuou a sua formação Dermatológica no Porto, Hospital de S. João e em Lisboa, no Centro de Dermatologia Médico Cirúrgico.
Tem mais de três dezenas de trabalhos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais.
Foi Docente da Faculdade de Medicina do Porto na Cadeira de Fisiologia Médica.
Efetuou centenas de Conferências e Palestras em Congressos Nacionais e Internacionais.
Membro de várias Sociedades Científicas Nacionais e Internacionais, com destaque para a S.P.D.V. (Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia) e I.S.D.S. (International Society for Dermatologic Surgery).
Fez parte da Direção da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e da Direcção do Colégio da Especialidade de Dermatologia da Ordem dos Médicos.
Foi Diretor do Serviço de Dermatologia do Instituto de Oncologia do Porto.
Foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.
Diretor da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte, desde 2009.


HELENA PEREIRA

Coordenadora da área de Radioncologia na Clínica de Mama do IPO PORTO
Licenciada em Medicina pelo ICBAS, Universidade do Porto em 1984. Termo da Formação Especifica em Radioncologia em 1992. Assistente Graduada em 1997. Desde 1992 em dedicação exclusiva ao tratamento de Patologia Mamária.
Coordenadora da área de Radioncologia na Clínica de Mama do IPO PORTO, desde a sua Formação, em 2009. Diretora Serviço Radioterapia do IPO Porto de 2007-2014.
Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Senologia desde 2001, ocupando diversos cargos, desde vogal até Presidente Mesa Assembleia (Triénio 2022-2024).
Responsável pelo Planeamento e construção da “Nova Unidade de Radioncologia” do IPOPORTO, inaugurada a 04/03/2012.
Autora de vários artigos científicos, apresentados sobre a forma de: Posters, apresentações orais, palestras,  em Portugal e no estrangeiro.
Publicação de numerosos artigos científicos em revistas Nacionais e Estrangeiras, indexadas.
Responsável pela elaboração de capítulos sobre “Tratamento com Radioterapia do Cancro da Mama” em vários livros publicados em Portugal e PALOPs.
Convidada como Presidente de mesa, moderadora e palestrante, em variados eventos científicos Nacionais e Estrangeiro.
Membro APIO, com elaboração de protocolos de tratamento para cancro avançado da Mama.
Colaboração com a LPCC, desde há vários anos, nomeadamente em Cursos, Congressos e Eventos científicos e sociais.
Responsável da Consulta de Grupo CHEDV, como consultora.
Docente convidada do Curso Radioncologia do Curso Superior de Tecnologias de Saúde da Universidade do Porto, até 2007.
Colaboração na Formação em Radioterapia na Formação Específica de várias Especialidades Médicas (Radioncologia, Oncologia Médica, Medicina Geral e Familiar, etc.).
 

JÚLIO MACHADO VAZ

Médico psiquiatra
Nascido a 16.10.1949 no Porto.
Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto com uma média geral de 18 valores.
Especialista em Psiquiatria pela Ordem dos Médicos.
Entre 1989 e 1994 Presidente da Comissão Instaladora do CAT Cedofeita.
Membro da Comissão encarregada de delinear a Estratégia de Luta contra a Droga em Portugal – 1999.
Professor Auxiliar a título definitivo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, tendo elaborado uma tese de doutoramento sobre o ensino da sexologia em Portugal.
Responsável pela disciplina de Antropologia Médica no ICBAS até à data da sua aposentação.
Responsável pelo ensino dos módulos de Antropologia da Sexualidade na Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Autor de 14 livros publicados, um dos quais traduzido e publicado em Espanha. 
Autor e apresentador do programa Sexualidades da RTP nos anos de 1991/92. 
Autor e apresentador do programa “o sexo dos anjos” na Rádio Nova entre 1989 e 1995.
Desde 2006 até hoje autor e apresentador do programa ”O amor é” na RDP.
Nos últimos dois anos autor e apresentador da rúbrica “Por falar nisso” da "Multicare Seguros", rúbrica essa que se debruçou sobre a promoção da saúde.


JÚLIO OLIVEIRA

Presidente do conselho de administração do IPO Porto, desde outubro de 2022
Concluiu a licenciatura em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto (ICBAS-UP), em 2003. Desde 2011 é Médico Oncologista no IPO Porto. Em 2017 especializou-se em Farmacologia Clínica. Atualmente desenvolve um projeto de doutoramento na área de Imuno-Oncologia (ICBAS-UP). Júlio Oliveira foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) e presidente do conselho fiscal da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO).
Em 2019 criou e passou a ser responsável pela Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Inicial do IPO Porto, a primeira unidade de fase 1 dedicada à Oncologia em Portugal. Foi Investigador Principal (PI) responsável por vários ensaios clínicos de fase I-III em cancro da mama e do pulmão, ensaios clínicos de fase I em tumores sólidos e projetos de investigação translacional com foco em biomarcadores de cancro. Coordenou também um programa inovador na área da genómica, o Programa de Oncologia de Precisão (POP-IPOP) e o Conselho de Tumores Moleculares do IPO Porto. Também como PI, está a desenvolver um ensaio clínico iniciado por um investigador de fase Ib/II com o objetivo de estudar o papel dos inibidores do checkpoint imunológico neoadjuvantes no cancro de pulmão de não pequenas células (NSCLC). Como co-investigador, está a desenvolver o ensaio clínico de fase I, o primeiro em humanos, com o primeiro tratamento oncológico desenvolvido em Portugal, o Redaporfin.



LEONOR CASTRO

A Leonor Castro tem 17 anos e frequenta o 12º ano na área de ciências e tecnologias da Escola Secundária da Maia. É simpática e bem disposta, sempre disponível para ajudar.
Uma jovem de causas, pertence ao 11º ano de catequese da paróquia de Vermoim, e participa em várias ações solidárias como o peditório do banco alimentar contra a fome, peditórios Nacional da Liga Portuguesa contra o cancro.
Praticou ballet durante 13 anos bem como diversos estilos de dança e nos tempos livres gosta de ler, estar com os amigos, fazer exercício físico e dançar.






LILIANA GONÇALVES

Presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais
É licenciada em Reabilitação Psicomotora (2009) pela Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa – Universidade Técnica.
Em 2016, foi redatora da Petição n.º 191/XIII/2ª – “Criação do Estatuto do Cuidador Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas e criação do Dia Nacional do Cuidador", causa na qual participou ativamente, nomeadamente nas audições públicas para apreciação e debate sobre os Projetos-lei, Encontros de Cuidadores Informais e outros Eventos formativos.






MANUEL PIZARRO

Ministro da Saúde desde 2022
Nasceu em 1964, em Coimbra, mas residiu sempre no Porto. É Licenciado em Medicina. É Médico especialista em Medicina Interna, no Centro Hospitalar e Universitário de São João e foi Diretor Clínico do Hospital da Ordem da Trindade.

Foi deputado à Assembleia da República (2005-2013), tendo integrado a Comissão Parlamentar de Saúde. Exerceu, no XVII Governo Constitucional (2008-2009), as funções de Secretário de Estado da Saúde e, no XVIII Governo Constitucional (2009-2011), as funções de Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Foi Vereador da Câmara Municipal do Porto entre 2013 e 2021.
Foi Eurodeputado desde 2019 e presidente da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu desde 2022. Foi Alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.




MARGARIDA OLIVEIRA


Coordenadora na Associação “Qualificar para Incluir”
Assistente Social, licenciada em 2002 pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.
​A desempenhar funções na “Qualificar para Incluir”, associação de solidariedade social, desde 2002.
Atualmente, coordenadora de equipa que gere o acompanhamento de 1400 famílias no âmbito da medida de Rendimento Social de Inserção. Desde 2002 que integrou diversos projetos que procuram capacitar jovens e adultos de competências sociais, escolares e profissionais com vista à plena inserção e à interrupção do ciclo de pobreza.




MARIA DA GRAÇA CARVALHO

Professora Catedrática no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa)
Atualmente deputada ao Parlamento Europeu. É vice-presidente da Comissão das Pescas (PECH), membro efetivo da Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE) e membro suplente das comissões do Mercado Interno e Protecção do Consumidor (IMCO) e dos Direitos da Mulher (FEMM). Foi conselheira sénior do Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, de novembro de 2014 a dezembro de 2015. Anteriormente, tinha sido deputada ao Parlamento Europeu entre julho de 2009 e maio de 2014. Nessa qualidade, foi uma das relatores do Horizonte 2020. Foi também Conselheira Principal do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, nas áreas da Ciência, Ensino Superior, Inovação, Política de Investigação, Energia, Ambiente e Alterações Climáticas de 2006 a 2009. Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo Constitucional de Portugal e Ministro da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional.



MARIA HELENA GAMA

Aluna participante nos "Jovens Promotores de Saúde" da LPCC-NRN
Tem 15 anos e frequenta o 10° ano de escolaridade no Colégio de Ermesinde. É uma jovem curiosa, sensível e empenhada, que gosta de se envolver em causas e atividades de pendor social e cultural. Participou nos Jovens Promotores de Saúde do Colégio de Ermesinde e desenvolveu o seu projeto individual na área da Saúde Mental, criando um jogo de autocuidado e promoção de comportamentos saudáveis, junto dos jovens do 1° Ciclo do Ensino Básico. Participou ainda no "Verão em Ligação" e "Laboratório de Investigação Pedagógico" da LPCC-NRN, e no Parlamento de Jovens, assegurando o seu lugar na sessão nacional do Parlamento.
Viveu os primeiros oito anos da sua vida na ilha de São Miguel, nos Açores e mantém uma forte relação afetiva com essas origens, onde adquiriu interesse pela área das Ciências. 
É uma apaixonada pelo mar, pelos animais e pelos livros. 
Encontrou a alegria de percorrer, pela primeira vez este ano, os Caminhos de Santiago, experiência que irá repetir em 2024.
Praticou Ginástica Aeróbica, Dança Contemporânea, Equitação e atualmente dedica-se ao ténis, desporto que considera essencial na sua vida. 
Muito ligada aos seus amigos e à sua família, considera-se uma "miúda normal", que gosta de se sentir útil na sociedade.
 


MARIANA ABRANCHES PINTO

Presidente da Compassio - Associação para a construção de comunidades compassivas.
Coordenadora do projeto Porto Compassivo e Responsável Nacional do Grupo ao 3º dia.
Orienta retiros de silêncio e faz acompanhamento espiritual. As suas áreas de interesse e trabalho são as comunidades compassivas, a medicina narrativa, o acompanhamento espiritual em saúde e cuidados paliativos.
 






MÁRIO DINIS RIBEIRO

Assistente Graduado Sénior no IPO-Porto / Porto Comprehensive Cancer Center (Porto.CCC)
Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Medicina da Univeresidade do Porto (FMUP). Atualmente é Diretor do Departamento de Medicina e Vice-Diretor do Centro de Investigação CI-IPO Porto, e membro da Comissão Cientifica do Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde da FMUP. É igualmente Tesoureiro da World Endoscopy Organization e Co-Editor-in-Chief do jornal Endoscopy. Foi Diretor do Serviço de Gastrenterologia (2014-2023), Internato Médico  (2006-2013), Escola Portuguesa de Oncologia do Porto (2009-2011) no IPO Porto e Diretor do Mestrado em Evidência e Decisão em Saúde na FMUP (2012-2018) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia (2019-2021) e European Society of Gastrointestinal Endoscopy (2021-2023).  Publicou > 350 manuscript (HI = 53 ISI), orientou 13 doutoramentos and > 30 mestrados e é  PI ou Co-PI de projectos nacionais e internacionais com > 2.5M€ de financiamento.  Recebru o Prémio BIAL de investigação Clínica em 2018 e foi co-audor do Prémio Pfizer em 2016.
 


PATRÍCIA PINTO

Psicóloga da Liga Portuguesa Contra o Cancro - NRN
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, com Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Consulta Psicológica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e com Formação Avançada Pós-Universitária em Oncologia. Exerce funções há uma década no Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro - NRN, colaborando ainda pontualmente com a Unidade de Psico-Oncologia. 
 






RICARDO BAPTISTA LEITE

Médico
•    CEO @ HealthAI – The Global Agency for Responsible AI in Health
•    Fundador e Presidente da UNITE Parliamentarians Network for Global Health
•    Médico Especialista em Infecciologia
•    Chair do Center for Global Health da NOVA Information Management School (IMS)
•    Deputado à Assembleia da República pelo Partido Social Democrata (2011- May 2023)
Chief Executive Officer (CEO) da HealthAI, the Global Agency for Responsible AI in Health, Fundador e Presidente da UNITE Parliamentarians Network for Global Health, uma plataforma global de parlamentares, congressistas e senadores, presente em mais de 100 países e parceiro oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS). Global Ambassador da ‘G20 Health & Development Partnership’ focada em aconselhamento e advocacy dos países do G20 em matéria de políticas de saúde, em linha com os ODS da Organização das Nações Unidas (ONU). Chair do NOVA Center for Global Health Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS). 
Autor do livro “Um Caminho para a Cura – Propostas para o Sistema de Saúde Português” (PT, 2020), Autor Principal do Livro “Cidadania para a Saúde” (PT, 2015) e “Consenso Estratégico sobre a Gestão Integrada da Hepatite C em Portugal”, (UCP, 2014), entre outras publicações.


RUI FREITAS

Urologista formado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e que concluiu o internato em Urologia no IPO Porto em 2016. Em 2015 esteve num estágio na Fundació Puigvert em Barcelona na área da Oncologia. No seu serviço no IPO do Porto é responsável por ensaios clínicos na área do carcinoma urotelial vesical. A sua área de investigação é em neoplasia da próstata de baixo risco com especial foco na vigilância ativa de tumores. Presentemente assume responsabilidades na organização do plano da Urologia em cirurgia robótica.






RUI NUNES

Médico, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), e primeiro doutorado em Bioética em Portugal. Detém o Título de Agregado em Sociologia Médica e de Agregado em Bioética. É Diretor do Programa Doutoral em Bioética e do Programa Doutoral em Cuidados Paliativos. É Académico Titular da Academia Nacional de Medicina, presidente da Comissão de Ética (FMUP), membro do Conselho Médico-Legal (Ministério da Justiça), e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É Presidente da Associação Portuguesa de Bioética. É o Presidente da International Chair in Bioethics. Foi o primeiro Presidente da Entidade Reguladora da Saúde, foi Diretor da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto. Recebeu inúmeros prémios de que salientam o Certificate of Appreciation da European Health Management Association, a Medalha Institucional do Conselho Federal de Medicina (Brasil), e a Medalha de Ouro da Assembleia da República em Direitos Humanos. Foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem da Estrela do Acre (Brasil), o título de Professor Honoris Causa pela Universidade de Favaloro, Buenos Aires, e o título de Professor Invitado pela Universidade del Salvador, Buenos Aires. A sua atividade destaca-se também por defender publicamente determinadas causas sociais de que se salienta a proposta de legalização do testamento vital (2006) e mais recentemente a proposta à UNESCO de uma Declaração Universal de Igualdade de Género.
Tem 29 livros publicados de que salientam as obras: 1- Healthcare as a Universal Human Right: Sustainability in Global Health. Routledge, New York, 2022; 2-Encyclopaedia of Palliative Care, Almedina, Coimbra, 2023; 3- Directivas Anticipadas de Voluntad, Consejo Federal de Medicina, Brasília, 2020; 4- Bioética, Consejo Federal de Medicina, Brasília, 2022. 5- Testamento Vital, Almedina, Coimbra, 2011; 6- GeneÉtica, Almedina, Coimbra, 2013; 7- Democracia e Sociedade, Almedina, Coimbra, 2015; 8- Regulação na Saúde, Vida Económica, Porto, 2021.


RICARDO SOUSA

1993-1998 Licenciatura em Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 
2001-2002 Certificado de Qualificação de Formador na área e domínio: Didácticas Específicas (Química) pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sob o registo CCPFC/RFO-14577/02.
2021 Pós-Graduação/Complementar “Património Cultural Tradicional e Popular Português” do Instituto Piaget de Almada.
1999-2005 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva do 4.º A na Escola Básica e Secundária de Machico.
2005-2009 Presidente da Junta de Freguesia de Machico.
2009-2013 Presidente da Junta de Freguesia de Machico.
2013-2017 Vereador da Câmara Municipal de Machico.
2010 Coordenador Regional do Projeto “Um Dia Pela Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
2013 Tesoureiro do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
2014 Presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
2016 Coordenador Nacional do Projeto “Um Dia Pela Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
2021 Coordenador Nacional do Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


VESCESLAU HESPANHOL

Venceslau José Coelho Pinto Hespanhol, born on 05 de June 1957, Porto. 
MD Graduation - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) 1981. Pulmonology Specialist, 1991. PhD in Pulmonology/Lung Cancer, Faculdade de Medicina, University of Porto, 1999. Head of the Service of Pulmonology, since 2019. Invited Full Professor of Pulmonology, since 2020. Specialization Domain: Medicine-Pulmonology, early Lung Cancer (Intervention Pulmonology, Thoracic Oncology), since 1991. 
Epidemiology & Biostatistics. Ongoing Research: Clinical Trials in Thoracic Oncology. Research Group  - IPATIMUP – “Intracellular Communication and Cancer”:
Lung Cancer Screening: a non-invasive methodology for early diagnosis (PTDC/EMD-30263/2017); Neoantigen signature algorithm to predict immunotherapy response (PTDC/MECONC/32018/2017); Microbial circulating signatures in the diagnosis of early lung cancer. 
Scientific Production: 108 published papers; 4005 citations; Index H-21; I10 Index – 42. 
Professional mail: vhespanho@med.up.pt; vhespanhol@chsj.min-saude.pt
(ORCID - 0000-0001-6577-0063)


VÍTOR RODRIGUES

Presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro desde 2019
​Licenciado em Medicina em 1981 e Doutorado em Saúde Pública e Medicina Preventiva em 1993.
Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Presidente da LPCC no mandato 2019-2021.
Coordenador e Assessor de vários programas de rastreio oncológicos regionais (mama, colo do útero e coloretal).
Perito europeu de rastreio de cancro da mama da União Europeia desde os anos 90.
Perito europeu de cancro da mama da Comissão Europeia na ECIBC (European    Commission Iniciative on Breast Cancer).




VÍTOR VELOSO

Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro - do Núcleo Regional do Norte
Licenciado em Medicina na Faculdade de Medicina do Porto.
Estágio no Serviço de Propedêutica Cirúrgica (Diretor: Prof. Doutor Joaquim Bastos) no Hospital de São João.
Médico responsável por três Companhias do Batalhão na Guiné. Obteve 2 Louvores dos Comandantes Militares de Galomaro e Bafatá.
Fez exame de Especialidade de Cirurgia Geral no Hospital de São João no Porto e durante um ano continuou a trabalhar no Serviço de Propedêutica Cirúrgica.
Iniciou funções como Cirurgião, na Clínica Oncológica II no IPO Porto (Diretor: Dr. José Cardoso da Silva).
Estagiou no Hammersmith Hospital em Londres, durante seis meses, aumentando o conhecimento técnico na cirurgia hepática.
Diretor da Clínica de Santa Helena.
Em 1992, eleito Diretor do Conselho de Administração do IPO Porto.
Em 1983, nomeado Consultor Científico da Liga Portuguesa Contra o Cancro - do Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN).
Em 2003, eleito Presidente da LPCC-NRN, onde desempenha funções até ao momento.
Diretor Clínico do Hospital da Ordem da Lapa.
Em 2011, agraciado pelo Presidente da República, como "Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil".
Em 2012, homenageado pela Câmara Municipal do Porto com a "Medalha Municipal de Mérito - grau ouro".
A dedicação profissional e pessoal à Oncologia fizeram com que ocupasse inúmeros cargos sociais e de direção em associações, sociedades científicas, ordens profissionais e hospitais de grande importância a nível nacional e internacional, a destacar: Association of European Cancer Leagues (ECL), Organisation of European Cancer Institutes (OECI), Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e Sociedade Portuguesa de Senologia.


ZÉLIA FERNANDES

Coordenadora da Divisão de Saúde, Sustentabilidade e Auditoria da Câmara Municipal de Esposende (onde está integrado o Serviço de Saúde Pública)
Nasceu em Esposende em 1978, local onde reside.
Licenciou-se em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais, em 2001, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em 2007, finaliza o Mestrado em Tecnologias do Ambiente, na Universidade do Minho, instituição onde ingressa novamente, em 2022, na Licenciatura em Direito.
Iniciou a sua atividade profissional, em 2011, nos SMAS de Esposende, como técnica de laboratório de águas e águas residuais. Em 2005, passa a coordenar as atividades de planeamento e controlo da qualidade da água para consumo, recolha e tratamento de águas residuais e fiscalização ambiental, na empresa municipal Esposende Ambiente.
Em fevereiro de 2023, enfrenta um novo desafio e assume o cargo de coordenadora da Divisão de Saúde, Sustentabilidade e Auditoria da Câmara Municipal de Esposende, onde está integrado o Serviço de Saúde Pública.
A nível social, fez parte de várias associações e atualmente é membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende.



Página Inicial
Apoios & Parcerias