Comemoração dos 75 anos da LPCC
75 anos de Solidariedade e Humanização
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) comemorou, no passado dia 4 de abril, 75 anos desta a data da sua fundação. Nesse mesmo dia foi galardoada com mais uma condecoração, a primeira a ser agraciada no mandato do novo Presidente da República.Na Cerimónia de Abertura dos 75 anos, a LPCC contou com a presença de mais de 450 pessoas. Marcaram presença entre outros ilustres convidados, Sua Exa. o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e Sua Exa. o Ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes.
Numa sessão que durou cerca de uma hora e meia o foco manteve-se sempre no impacto para a sociedade do trabalho da LPCC para com os doentes oncológicos e seus familiares e ainda no pacto de saúde que é necessário existir para se vencerem os múltiplos obstáculos inerentes aos avanços da saúde, tenham eles a ver com os profissionais, a tecnologia ou com a humanização que cada vez se torna mais fulcral. Como afirmou o Ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, no seu discurso, “no contexto em que o SNS assumiu a responsabilidade pelo acesso equitativo à saúde por parte de todos os cidadãos, a Liga soube modernizar-se e ajustar-se às novas necessidades do país. Mobilizou recursos financeiros para iniciativas orientadas para a prevenção do cancro e incentivou a investigação da doença nunca descurando o factor primordial da sua razão de existir que é o seu indispensável apoio aos doentes e às suas famílias”.
Presidente da República condecora LPCC com a ordem do Infante D. Henrique
Iniciando o seu discurso congratulando o Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões pelo prémio que acabara de receber, o Presidente da República dirigiu-se ao Ministro da Saúde: “A sua presença aqui é um sinal de atenção constante a uma causa cimeira nacional portuguesa, mas também é, e conhecemo-nos há muitos anos, a certeza de que pode vir a ser um protagonista importante num verdadeiro pacto da saúde na sociedade a que pertencemos. (…) É uma abertura de caminho para um pacto que antes de ser formalizado, já existe.“O Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa lembrou todos os presentes que o trabalho dos fundadores da LPCC é de louvar, mas que a sua continuidade até aos dias de hoje só aconteceu porque a solidariedade e humanização têm-se mantido ao longo das várias gerações. “Louvor, por isso, também, àqueles que deram sequência e dão hoje vida a uma instituição que não esgotou a sua missão, nem foi substituída na utilidade pública”, afirma o Presidente da República continuando o seu discurso, “e é esta a terceira mensagem que vos quero deixar, para além da gratidão aos pioneiros e aos seus fiéis e laboriosos herdeiros: a Liga Portuguesa Contra o Cancro continua a ter uma missão a cumprir e essa missão reveste-se de patente utilidade pública, que foi reconhecida em 1966, quando agraciada com a Ordem de Benemerência e em 2006 quando agraciada com a Ordem de Cristo. Eu decidi, como primeira condecoração no início do mandato presidencial, agraciar com a Ordem do infante D. Henrique que será entregue no termo da celebração dos 75 anos”.
A LPCC está de parabéns pela sua perseverança e trabalho ao longo dos anos assim como todos os indivíduos que fazem parte desta instituição quer seja na área do voluntariado, do associativismo, da investigação, do apoio psicológico, da angariação de fundos… A todos um muito obrigado por manterem viva a esperança de milhares de utentes e familiares. Afinal a missão da LPCC é a missão de todos nós: “Servir Portugal!”, como proferiu o Presidente da República antes de terminar o seu discurso.
LPCC anuncia prémio Sobrinho Simões
O Presidente da LPCC, Dr. Vitor Veloso, anunciou ainda um prémio nacional a atribuir a personalidades que durante a vida se destacaram no combate ao cancro. Em 2016, este prémio terá o nome do médico e investigador Sobrinho Simões. Anúncio que foi recebido com uma salva efusiva de palmas pelos presentes. Para terminar a sua intervenção, o Dr. Vitor Veloso explicou que o prémio será anual e "terá cada ano um nome, que será o seu patrono".
Selos e Carimbo Comemorativo por uma causa nobre
Nesta sessão solene marcaram ainda presença os Correio de Portugal que uma vez mais se associaram à LPCC. “Os CTT, Correios de Portugal colocaram hoje (dia 4 de abril) em circulação uma emissão de etiquetas para máquinas automáticas de vendas de selo cujos temas são os 75 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, anunciou o Presidente dos CTT, Dr. Francisco Lacerda.