EU NAVIGATE - O projeto que disponibiliza apoio a pessoas mais velhas com cancro

Apresentação do projeto

As doenças crónicas/oncológicas afetam negativamente a qualidade de vida, em especial à medida que a doença progride ou as pessoas envelhecem.

Embora os cuidados oncológicos estejam muito avançados, as pessoas com cancro e seus familiares apresentam muitas necessidades psicológicas, sociais, existenciais e práticas.

​A experiência de pessoas com cancro mostra que os cuidados oncológicos são muito fragmentados, complexos e difíceis de navegar. Muitos referem dificuldades na obtenção de informação e no acesso a serviços de apoio social, incluindo a ajuda financeira e prática, especialmente, aqueles que vivem em zonas menos urbanas ou que tenham um nível de escolaridade e/ou socioeconómico mais baixo. 

Para responder às necessidades das pessoas com cancro e seus familiares de forma sustentável e ajudá-las a navegar dentro de um sistema de cuidados e apoios tão complexo, os cuidados oncológicos contemporâneos para as populações mais velhas necessitam de uma abordagem inovadora e eficaz.



Irá testar uma intervenção de navegação que se centra na figura de um Navegador Voluntário, uma pessoa dedicada e com formação (assegurada pelo projeto) que atua com os doentes de forma individualizada. Os voluntários irão ter um papel crucial no apoio e capacitação das pessoas com cancro, ligando as suas necessidades com apoios existentes na comunidade, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da vida e bem-estar das mesmas. 


​O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra E.P.E. (IPOC), sob a coordenação da equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), estão a colaborar no consórcio internacional EU NAVIGATE, financiado pela Comissão Europeia, e no qual participam também a Bélgica, Holanda, Irlanda, Itália e Polónia.

O projeto irá decorrer no concelho de Coimbra e a Liga Portuguesa Contra o Cancro irá colaborar no recrutamento e acompanhamento dos navegadores voluntários.

     

​       O que faz um Navegador?

  • Identifica o que é importante e quais as preferências das pessoas idosas com cancro e o seu cuidador familiar perguntando “O que é mais importante para si hoje?” 

  • Identifica o que significa e traz a qualidade de vida à pessoa com cancro, ao mesmo tempo que procura ajudar a encontrar atividades que sustentem este significado (por exemplo, promover o exercício físico ou outras atividades de lazer)

  • Identifica/planeia com o doente e seu cuidador, sob a mentoria do coordenador de voluntários, um plano de soluções para as necessidades identificadas  

  • Ajuda o doente e o cuidador familiar na procura e acesso aos apoios, recursos e serviços disponíveis que possam responder às necessidades identificadas (por exemplo, procurar informações online, ajudar preencher formulários, etc.) 

  • Ajuda a ultrapassar barreiras no acesso aos apoios, recursos e serviços (por exemplo, através da defesa dos interesses da pessoa)

  • Apoia o doente e cuidador familiar para que sejam autónomos e envolvidos ativamente na tomada de decisões importantes em relação aos cuidados da saúde e outras questões relevantes (por exemplo, como obter apoios sociais das mais diversas entidades)

  • Atualiza o seu conhecimento relativamente a apoios, recursos e serviços na comunidade de atuação do voluntário (com o apoio do coordenador dos voluntários) 

  • Responde aos inquéritos que lhe vão ser fornecidos pelos investigadores, para ajudar a compreender melhor as suas experiências de “navegação”.


​Quais são as caraterísticas e que disponibilidade deverá ter um Navegador?

Será esperado que os voluntários "navegadores" tenham uma atitude proactiva e comprometida com o projeto EU NAVIGATE, bem como, empatia e competências sociais. O trabalho do voluntário não é sobre “o fazer”, mas sim estar presente. A experiência de vida pode ser um fator importante, mas não determinante, contudo serão apenas admitidos voluntários com mais de 18 anos.

Local do desenvolvimento do voluntariado:

  • domicílio do doente e família e/ou via telefone/vídeo chamada.

​Disponibilidade requerida:

  • o voluntário deverá estar acessível por telefone, idealmente, 5 dias por semana. No entanto, a disponibilidade horária poderá ser definida por cada voluntário, desde que esteja disponível para fazer uma visita domiciliária a cada doente uma vez a cada duas semanas, com a duração aproximada de 1 hora.
  • a frequência e duração do contacto pode variar dependendo das necessidades da pessoa que é acompanhada pelo voluntário. De referir, que o coordenador de voluntários estará disponível nos dias úteis, das 09:00 às 17:00, para qualquer esclarecimento ou emergência.

       O que a equipa EU NAVIGATE lhe dará para o preparar para e apoiar no seu papel do voluntário?

  • Formação presencial de 12 horas sobre o papel e competências do Navegador Voluntário (temas a abordar: como abordar questões sobre a qualidade de vida, defesa dos interesses dos doentes, promoção das relações na comunidade, apoio à navegação digital, etc.)

  • Formação contínua através de partilha de experiência com outros voluntários.

  • Orientação e supervisão individual e em grupo.




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