Ana Filipa Mendes







“É nos nossos momentos mais negros que devemos concentrar-nos em ver a luz”








Ana Filipa Mendes

Iniciei o meu percurso como voluntária da Liga Portugal Contra o Cancro - Núcleo Regional Norte em março de 2022 e desde então que tenho crescido muito enquanto mulher e pessoa.
Já há algum tempo tinha esta vontade em fazer parte da Liga e ajudar, de alguma forma, as pessoas que chegam ao IPO, mas entretanto veio a Pandemia e atrasou todo o processo de candidatura.
O Hospital de Dia, onde realizo o voluntariado, é um serviço com características próprias. É o local onde os doentes realizam os tratamentos oncológicos e, infelizmente, onde muitos deles passam horas intermináveis num sofrimento desmedido. Para além de todo o respeito que tenho para com as pessoas, tento sempre ser muito delicada e cuidadosa na forma como interajo com as mesmas.
É um serviço onde se sente a ânsia, o sofrimento e o medo daqueles que fazem tratamento. Mas também onde o voluntário consegue transmitir serenidade e apaziguar um bocadinho a dor que a pessoa sente.

​O que o voluntariado trouxe para a minha vida,  nomeadamente os valores humanistas, e o que recebo dos doentes de uma forma emocional, é-me impossível de descrever em palavras. Porque só quem está ali com toda a sua dedicação no contacto com o doente, consegue entender verdadeiramente o significado de compaixão.
Espero fazer parte desta Família durante muitos anos, porque o voluntariado preenche-me o coração!



Voltar à Exposição Fotográfica ►


Página Inicial
Apoios & Parcerias