Este ano, com música cedida por Jorge Palma, a campanha de comunicação do Peditório Nacional é protagonizada por pessoas reais que sofrem de cancro e desafiam Portugal a partilhar o seu “Peso”, contribuindo - tal como a LPCC tem feito, ao longo dos anos, através do apoio prestado aos doentes e famílias -, para aliviar o “peso” do cancro na vida das pessoas.Saiba mais...
Estadiamento
Estadiamento
Se o diagnóstico for melanoma, o médico precisa de saber a extensão ou estadio da doença, antes de planear o tratamento. O estadiamento corresponde a uma cuidadosa avaliação da espessura do tumor, da extensão da invasão da pele, ou se as células de melanoma invadiram os gânglios linfáticos vizinhos ou outras partes do corpo. O médico pode remover os gânglios linfáticos regionais, para detectar possíveis células cancerígenas; essa cirurgia pode ser considerada parte do tratamento, tendo em conta que a remoção de gânglios linfáticos cancerígenos pode ajudar a controlar a doença. O médico irá fazer um rigoroso exame clínico e, se o tumor for espesso, pode pedir uma radiografia ao tórax, análises sanguíneas e exames de imagem do fígado, ossos e cérebro.
Estadios do Melanoma
No melanoma, são usados os seguintes estadios:
- Estadio 0: no estadio 0, as células de melanoma encontram-se apenas na camada exterior da pele e não há invasão dos tecidos mais internos.
- Estadio I: nesta fase o melanoma é fino.
- Não tem mais de 1 milímetro de espessura; a camada externa da pele (epiderme) pode apresentar ulceração (com uma aparência "arranhada").
- O tumor pode ter entre 1 e 2 milímetros de espessura, sem ulceração.
- As células de melanoma não se disseminaram para os gânglios linfáticos vizinhos.
- Estadio II: o tumor tem, pelo menos, 1 milímetro de espessura.
- O tumor tem entre 1 e 2 milímetros de espessura; há ulceração.
- A espessura do tumor é superior a 2 milímetros; pode haver ulceração.
- As células de melanoma não se disseminaram para os gânglios linfáticos vizinhos.
- Estadio III: as células de melanoma propagaram-se para os tecidos circundantes.
- As células de melanoma disseminaram-se para um ou mais gânglios linfáticos circundantes, ou
- As células de melanoma disseminaram-se para tecidos adjacentes ao tumor original, mas não para os gânglios linfáticos.
- Estadio IV: as células de melanoma metastizaram para outros órgãos, para os gânglios linfáticos ou para zonas da pele longe do tumor original.
- Recidiva: significa que o tumor voltou (progrediu ou recidivou) após o tratamento. Pode voltar a surgir no local original ou noutra parte do corpo.