Notícias

Voltar

A realidade dos cuidados paliativos para os profissionais de saúde

12 de Novembro 2021 a 19 de Novembro 2021
A realidade dos cuidados paliativos para os profissionais de saúde
A 12, 13 e 19 de novembro, decorre a 4ª edição do curso básico de cuidados paliativos, dirigido a profissionais de saúde. Com o Patrocínio Científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, o curso on-line, terá a duração de 21h, e decorrerá das 9h00 às 17h00. As inscrições estão abertas.
Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para os cuidados paliativos, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, a 4ª edição do Curso Básico de cuidados paliativos, dirigido a Profissionais de Saúde da Região Centro. Esta ação gratuita terá uma carga horária de 21 horas, distribuídas pelos dias 12, 13 e 19 de novembro de 2021 e decorrerá em formato E-Learning, das 9h00 às 17h00.
O curso atende à necessidade de formação específica dos profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos, buscando qualificações que permitam desenvolver um cuidado holístico e apropriado à condição do indivíduo, e contribuindo assim para a melhoria do acompanhamento dos doentes com doença crónica, avançada e progressiva e dos seus familiares. Recorde-se que este curso decorre no âmbito do protocolo celebrado entre a LPCC.NRC e a Administração Regional de Saúde do Centro, em 2020.
De salientar o aumento das doenças crónicas, incluindo as doenças oncológicas, assim como um número substancial de doentes que acabam por morrer após doença prolongada, avançada e progressiva e com sofrimento físico, psicológico, social e/ou espiritual associado. Por isso, revela-se fundamental a aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e atualizados para adequar as práticas dos serviços de medicina à prestação de cuidados ao doente crónico, em particular ao doente oncológico, garantindo uma prestação de cuidados de saúde adequados, integrados, diferenciados e de qualidade.
Entre os objetivos de aprendizagem estarão, nomeadamente, o: conhecimento dos princípios e filosofia geral dos Cuidados Paliativos; a organização dos respetivos serviços; necessidades específicas de um doente e sua família em cuidados paliativos; o reconhecimento das barreiras de comunicação e aquisição de aptidões facilitadoras; os princípios gerais de controlo de sintomas; a problemática do sofrimento no fim de vida e questões éticas nesta fase, entre outros.
A participação na formação é gratuita, mas requer inscrição prévia até 1 de novembro de 2021, através do link: www.ligacontracancro.pt/formacpaliativos.
Consulte o programa aqui.
Mais informações aqui.


 
Por Núcleo Regional do Centro a 15 de Dezembro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias