Notícias

Voltar

Abertas inscrições para curso de formação em oncologia para docentes, no distrito da Guarda

13 de Outubro 2018
Abertas inscrições para curso de formação em oncologia para docentes, no distrito da Guarda
Habilitar os educadores e professores a abordar a temática do cancro em contexto pré-escolar e escolar e na sua atividade letiva, apoiando-se, deste modo, a construção de escolas promotoras de saúde.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) promove no próximo dia 13 de novembro, terça-feira, um Curso de Formação em Oncologia dirigido a docentes do pré-escolar e 1.º ciclo do Distrito de Guarda. Esta formação, com uma duração total de 15 horas, terá lugar na Escola EB 2/3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, sita na Rua Dr. Gaspar Rebelo, em Seia. A inscrição é gratuita (sujeita a disponibilidade de vagas) e pode, desde já, ser feita através do Centro de Formação da Associação de Escolas Guarda 1 (tel: 238 496 126; email: cfae.guarda1@gmail.com)
Divulgar informação sobre o cancro e promover a Educação para a Saúde, com ênfase para a sua prevenção, é um dos objetivos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que se assume como a entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.
Dado o aumento anual da incidência e mortalidade por cancro em Portugal, é da maior importância atuar na prevenção, começando numa idade precoce e mantendo-a ao longo de toda a idade escolar, integrando o ensino básico, secundário e universitário. O plano de formação em oncologia, da Unidade de Formação do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), procura responder a esta necessidade promovendo ações gratuitas para docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo, capacitando-os como promotores de iniciativas capazes de atuar ao nível da promoção da saúde e prevenção do cancro.
Os cursos de oncologia para professores, além de uma formação base que dá a conhecer a LPCC, sua missão, finalidades e objetivos, assim como os seus diferentes serviços, visam sensibilizar para a problemática do cancro e fomentar conhecimentos na área da oncologia e prevenção da doença oncológica.
Mais especificamente, e tendo em consideração as ações futuras a promover, os cursos vão habilitar os docentes a desenvolver estratégias e atividades no âmbito da temática da oncologia e prevenção do cancro em contexto escolar, bem como atuar ao nível da promoção da saúde, adoção de estilos de vida saudáveis e aprendizagem entre pares, junto dos alunos.
Os Cursos de Formação em Oncologia promovidos pelo LPCC.NRC são acreditados pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 29 de Novembro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias