Notícias

Voltar

Ação de formação sobre prevenção e intervenção em oncologia dirigida a estudantes da área das Ciências Farmacêuticas

15 de Março 2019
Ação de formação sobre prevenção e intervenção em oncologia dirigida a estudantes da área das Ciências Farmacêuticas
Iniciativa contempla formação nas áreas da epidemiologia da doença oncológica; causas, fatores de risco e prevenção primária; sinais de alerta, deteção precoce e prevenção secundária; o papel do farmacêutico num contexto oncológico e o papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro e serviços.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) organiza uma nova ação de formação sobre prevenção e intervenção em oncologia, desta vez dirigido a estudantes da área das Ciências Farmacêuticas, do distrito de Coimbra. A iniciativa decorre a 15 de março de 2019, entre as 9h30 e as 18h30, nas instalações da LPCC.NRC. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.
O curso “Cancro: Da Prevenção à Intervenção- O Papel do Farmacêutico”, que conta com a parceria da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, visa proporcionar aos estudantes maior conhecimento sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro, sua missão, objetivos e serviços; bem como promover conhecimentos na temática da doença oncológica, causas, fatores de risco, diagnóstico precoce e rastreio do cancro; fomentar a ação dos farmacêuticos na prevenção e controlo do cancro;  contribuir para a prevenção primária e secundária do cancro e realçar o papel do farmacêutico em contextos oncológicos.
A iniciativa vem dar continuidade ao projeto de formação creditada e de educação para a saúde sobre cancro, dirigido a farmacêuticos da zona centro do país, iniciado pela LPCC.NRC em 2014. A relação de proximidade e confiança que a farmácia estabelece com cada um dos seus utentes transforma o farmacêutico num parceiro estratégico. Acresce que todos os anos, 1 em cada 3 europeus é diagnosticado com cancro, sendo esta doença responsável pela morte de 1 em cada 4 portugueses.
O conteúdo programático do curso contempla 7 horas de formação, distribuídas por cinco módulos, cujo programa pode ser consultado em ligacontracancro.pt/curso-estudantes-farmacia. Os participantes receberão um certificado de participação, emitido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail formacao.nrc@ligacontracancro.pt ou através do número 239 487 490.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 21 de Fevereiro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias