Notícias

Voltar

Agrupamentos de Escolas da Região Centro recebem livro infantil “Os Superpoderes da Júlia”

05 de Maio 2021
Agrupamentos de Escolas da Região Centro recebem livro infantil “Os Superpoderes da Júlia”
Todos os Jardins de Infância e Escolas Básicas da Região Centro, através dos respetivos Agrupamentos de Escolas, vão receber a oferta do livro infantil “Os Superpoderes da Júlia”. A iniciativa abrange mais de 800 escolas básicas com 1º ciclo/jardins de infância. Cerca de 300 IPSS também vão receber.
“O Superpoder da Júlia” foi lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com o apoio da MSD Portugal, a 4 de fevereiro passado, como audiolivro infantil para assinalar o Dia Mundial do Cancro. Recorde-se que este projeto tem como objetivo ajudar os adultos a explicarem às crianças o que é o cancro, qual o seu impacto no dia a dia da família e como podem os mais pequenos ajudar a fazer a diferença.
Agora também disponível em edição impressa, o livro infantil “Os Superpoderes da Júlia” terá distribuição nos Jardins de Infância e Escolas Básicas da Região Centro, pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC. A distribuição para os 130 agrupamentos de escolas da região já se iniciou, por parte da Liga. A iniciativa abrange mais de 800 escolas básicas com 1º ciclo/jardins de infância. Cerca de 300 unidades do livro serão também entregues a IPSS da Região Centro.
Os alunos vão poder ter contacto com a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor. A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro – vai ficar mais cansado, terá de ir ao hospital fazer tratamentos e o seu cabelo vai acabar por cair. Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar e ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus superpoderes.
Recorde-se que em Portugal, surgem cerca de 60 000 novos casos de cancro todos os anos, afetando milhares de famílias portuguesas. Não raras vezes, estas famílias têm no seu núcleo familiar crianças pequenas, em idade pré-escolar ou nos primeiros anos de escola… Os recursos e a informação disponível para ajudar os adultos a explicar o cancro e o seu impacto às crianças são escassos, o que justifica a disponibilização de uma ferramenta adaptada a crianças a partir dos 3 anos, acessível, apelativa e facilitadora da comunicação entre o adulto e a criança.
 
O audiolivro continua disponível no site da LPCC: https://www.ligacontracancro.pt/ospoderesdajulia/
 
Por Núcleo Regional do Centro a 28 de Setembro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias