Notícias

Voltar

Balanço positivo no encerramento da 2ª edição do “Dou Mais Tempo à Vida”

16 de Setembro 2021
Balanço positivo no encerramento da 2ª edição do “Dou Mais Tempo à Vida”
A ação juntou, até ao momento, mais de 12 mil participantes em toda a Região Centro. Desde junho até ao presente, a iniciativa envolveu 41 GVC'sque promoveram uma grande mobilização das comunidades locais em mais de 40 dezenas de atividades, com vista à promoção de de estilos de vida saudável.
“Dou Mais Tempo à Vida – Juntos Venceremos o Cancro” (DMTV) é o lema desta campanha do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), que decorre desde junho até setembro em toda a Região Centro do país. “Agora é a nossa vez”, é um dos motes lançados às comunidades, propondo-se a sua mobilização para a luta contra o cancro. Ao longo destes 3 meses tem sido grande a mobilização dos cidadãos, evidenciando a forte presença da LPCC e dos seus voluntários nas comunidades locais, apesar da contingência de pandemia que vivemos.
Mais do que nunca o voluntariado da Liga mostrou estar “vivo” e ativo junto das comunidades através dos voluntários comunitários, que se têm mantido firmes e atentos às necessidades dos doentes oncológicos e por forma a garantir os serviços que a LPCC presta.
A participação no DMTV tem ocorrido através de atividades de exercício físico, de modo individual ou em pequenos grupos, e realizadas em horário e percurso livre, implicando naturalmente o cumprimento de todas as orientações das Autoridades de Saúde, nomeadamente as relativas à desinfeção das mãos, utilização de máscara e de distanciamento físico.
Na reta final desta iniciativa, salienta-se o balanço de uma 2ª edição muito positiva, com o registo de participação de cerca de 12 mil intervenientes nas várias comunidades locais da Região Centro. Este sucesso resulta do esforço e envolvimento de 41 Grupos de Voluntariado comunitário da LPCC.NRC, que neste período realizaram um total de 43 atividades DMTV (36 já concretizadas; 7 ainda a decorrer). Entre estas atividades destacam-se a organização de Caminhadas em família, pequenos grupos (na natureza, em percursos pré-definidos pelas autoridades), aulas de ginástica, stands de sensibilização na praia, etc.
Foram já muitos aqueles que participaram em prol da promoção de um estilo de vida saudável. A todos(as) o nosso muito obrigada, em nome dos que beneficiarão do apoio e esperança que a participação de cada um proporcionará. Salientamos que do valor das inscrições nas ações desenvolvidas resultou, até ao momento, na angariação de fundos de cerca de 44 mil euros (ainda provisional, dado estarem mais de uma dezena de GVC´s com valores em apuramento), que reverterão a favor do doente oncológico e seus familiares e/ou cuidadores.
Os voluntários comunitários da LPCC.NRC continuarão a trabalhar no âmbito da sensibilização das comunidades, para a promoção da saúde e prevenção da doença.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 18 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias