Notícias

Voltar

Campanha “Verão com Prevenção” na Praia da Barra

03 de Agosto 2019
Campanha “Verão com Prevenção” na Praia da Barra
A iniciativa passa por nove praias portuguesas da região centro do país e visa crianças dos 6 aos 12 anos
No âmbito da campanha “Verão com Prevenção”, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) vai estar, no dia 3 de agosto, na praia da Barra (Ílhavo) para sensibilizar para os cuidados a ter com a exposição excessiva e prolongada ao sol.
Este ano a campanha “Verão com Prevenção” é destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, e tem o objetivo de esclarecer sobre os efeitos associados à exposição solar excessiva e sem proteção, bem como promover a adoção de comportamentos mais saudáveis e benéficos.
O conjunto de ações realiza-se, como habitualmente, em praias fluviais e oceânicas da região centro.  Pela primeira vez, o projeto integra também atividades em jardins de infância, escolas e atividades de tempo livre, alertando crianças e, através destas, professores e educadores para os perigos da exposição solar. De salientar que a incidência do cancro de pele está a aumentar, e esse aspeto tem uma causa comportamental*.
A campanha “Verão com Prevenção” na Praia da Barra disponibiliza um programa com consultas de deteção precoce de lesões cutâneas disponíveis entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00. Sensibilizará e informará também de forma divertida, através do jogo da glória “Heróis do Sol Saudável”. Será, neste âmbito, feita a distribuição de cadernos Heróis do Sol Saudável, folhetos, chapéus e t-shirts.
A iniciativa "Verão com Prevenção" é organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Ílhavo e conta com a colaboração do Município de Ílhavo, da Capitania do Porto de Aveiro, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Programa Praia da Barra
 
09h:00-13h:00 Consultas de Deteção Precoce de Lesões Cutâneas
14h:00 -17h00 Consultas de Deteção Precoce de Lesões Cutâneas
09h:30-12h:30| Heróis do Sol Saudável
16h:00-17h:30 | Heróis do Sol Saudável

…………………………..
 
Outras atividades de Prevenção Solar *:
 
30 de julho – Associação Social, Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades, Coimbra;
30 de julho – ADM Estrela -Associal Social e Desenvolvimento, Guarda;


* As estimativas indicam que, por ano, surgem cerca de 13.000 novos casos de cancro da pele em Portugal, mil dos quais, melanomas, ocorrendo 250 mortos anualmente. De facto, o sol é fonte de vida e de energia e tem efeitos benéficos sobre a saúde, sendo reconhecido o seu papel na síntese da vitamina D. No entanto, apesar das suas vantagens, a exposição solar excessiva é perigosa. Esta questão, é tanto mais relevante quando se sabe que os efeitos da radiação solar são cumulativos. Uma queimadura solar na infância duplica o risco de, mais tarde, vir a ocorrer um cancro de pele. assim, uma exposição solar segura na infância é uma importante estratégia de prevenção primária dos cancros de pele.
Por Núcleo Regional do Centro a 25 de Julho 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias