Notícias

Voltar

Cerimónia de Encerramento das Comemorações dos 75 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro

04 de Abril 2017
Cerimónia de Encerramento das Comemorações dos 75 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Fundação Calouste Gulbenkian I 04 abril
Na Cerimónia de Encerramento dos 75 anos, no dia 4 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, a LPCC contou com a presença de 300 pessoas. Marcaram presença entre outros ilustres convidados, Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues e Sua Exa. o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Prof. Doutor Fernando Araújo.

Numa sessão que durou cerca de duas horas e meia o foco, à semelhança do ano passado, manteve-se sempre no impacto para a sociedade do trabalho da LPCC para com os doentes oncológicos e seus familiares.
Nesta sessão solene houveram vários momentos de destaque como a atribuição dos Prémios da LPCC: o Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Manuel Sobrinho Simões - e o Prémio de Jornalismo LPCC/MSD 2016.
Durante esta cerimónia galardoou-se ainda o Presidente do Núcleo Regional do Sul– Eng. Francisco Cavaleiro de Ferreira com a medalha de ouro da LPCC, pelo meritório trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos na instituição.
E por último, deu-se voz aos bolseiros da Liga Portuguesa Contra o Cancro que tiveram assim a oportunidade de apresentar os seus trabalhos de investigação.

Prémio Manuel Sobrinho Simões
A Liga Portuguesa Contra o Cancro entregou o Prémio Nacional de Oncologia da LPCC, Manuel Sobrinho Simões, ao médico cirurgião António Gentil Martins.
Patrocinado pela Multicare, o Prémio Manuel Sobrinho Simões tem como propósito reconhecer individualidades, cujo contributo no campo da medicina, investigação ou ação social tenha tido um impacto significativo na área de oncologia. 

Prémio de Jornalismo LPCC/MSD 2016 
Durante a Cerimónia, a LPCC entregou ainda os Prémios de Jornalismo, promovido em parceria com a Merck Sharp & Dhome Lda. (MSD), que premeia os melhores trabalhos jornalísticos na área de oncologia, divulgados em 2016. Os galardoados foram:
       • Prémio categoria imprensa: “Ser Mais Forte do que o Cancro” – Catarina Baguinho, Prevenir
       • Prémio categoria audiovisual: “Dar vida aos dias” – Arlinda Brandão, Antena 1
       • Menção Honrosa de imprensa: “Cancro. As últimas descobertas valem mesmo tanta euforia?” – Vera Novais, Observador
       • Menção Honrosa de imprensa: “Sobreviver ao Cancro” - Nélia Pedrosa, Diário do Alentejo
       • Menção Honrosa de audiovisual: “Vida em jogo” – Jaime Cravo, António Antunes e Paulo Inácio, Sport TV

Bolsa de investigação LPCC/ ANA / PFIZER / Fundação PT 2016 
Bolsa de investigação LPCC/ANA – Mestre Ana Margarida Barbosa, encontra-se a desenvolver o trabalho de investigação em - “Dietary zinc supplementation induces dysbiosis and promotes tumor growth” – no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS)
Bolsa de investigação LPCC/PFIZER – Dra. Inês Gomes está a desenvolver o seu trabalho sobre o “effect of the loss-of-function R450W mutation in the receptor activator of NF?B (Bank) in the host imune response to breast cancer, no IMM.
Bolsa de investigação LPCC/Fundação PT - Doutora Vânia Roberto com o tema “Uncovering novel therapeutic targets that regulate the self-renewal capacity of colorectal cancer, no CBMR – UALG.

“Uma vez mais a instituição está de parabéns ", pois tal como referiu o Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr. Vitor Veloso, no seu discurso a LPCC “tem crescido de modo exponencial, ajudando um maior número de doentes oncológicos e famílias, mas esta situação embora nos traga satisfação pelo reconhecimento, dá-nos pessoal e coletivamente, uma maior responsabilidade – fazer mais e melhor! Muito obrigado a todos!”
 
03 de Junho 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias