Notícias

Voltar

Curso de formação para voluntários hospitalares

05 de Agosto 2020
Curso de formação para voluntários hospitalares
Programa de formação pautou-se por um conjunto de módulos que visam promover uma maior qualificação e capacitação no voluntariado hospitalar.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promoveu, a 5 de agosto, o curso de formação para voluntários hospitalares, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos voluntários jovens e seniores que integrarão a estrutura de voluntários no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), cujo reinício de atividades está previsto para 10 de agosto.
O curso teve lugar no Auditório da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, visando dotar os 35 participantes de conhecimentos e competências para um desempenho rigoroso e responsável das atividades de voluntariado hospitalar no IPOC. Com a duração de cerca de 5h30, este foi composto por 4 módulos, nomeadamente: 1) A Liga Portuguesa Contra o Cancro, apresentado por Miguel Pina, Coordenador Executivo do Núcleo Regional do Centro; 2) O que é ser voluntário, exposto por Eliana Gonçalves, da Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC; 3) Prevenção e controlo da infeção em contexto hospitalar, da responsabilidade de Mariela Marques, Coordenadora do Grupo Coordenador Local – PPCIRA (Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos), do IPOC; 4) O Voluntariado Hospitalar no IPOCFG, EPE, módulo apresentado por Sónia Silva, Responsável da Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC. O encerramento do curso de formação para voluntários hospitalares foi feito por Natália Amaral, Secretária da Direção do Núcleo Regional do Centro. 
Recorde-se que o Voluntariado Hospitalar em Oncologia da Liga visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, através da disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes e familiares.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 06 de Agosto 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias