Notícias

Voltar

"Dou Mais Tempo à Vida" em Oliveira do Bairro prepara-se para grande festa de encerramento

14 de Julho 2018
"Dou Mais Tempo à Vida" em Oliveira do Bairro prepara-se para grande festa de encerramento
Aproxima-se do final a iniciativa que durante 3 meses mobilizou a comunidade de Oliveira do Bairro numa causa comum: 34 equipas, constituídas por 444 voluntários, realizaram mais de 60 iniciativas, das quais 25 de sensibilização para a prevenção do cancro e de informação sobre os serviços da LPCC.
No próximo dia 14 de julho, sábado, a partir das 09h00, decorre no Parque do Rio Novo - Mamarrosa, a grande festa de encerramento do projeto "Dou Mais Tempo à Vida"® em Oliveira do Bairro. Com áreas de lazer e alimentação, é proposto à comunidade um dia com acesso livre a atividades desportivas, lúdico-culturais e atuações musicais. Num espaço de saúde dedicado à prevenção de cancro será dada especial atenção aos cuidados com a alimentação, com a presença de duas nutricionistas, convidadas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro; aos rastreios do cancro do colo do útero e colorretal com técnicos do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, e à prevenção do cancro da mama com técnicas do Departamento de Rastreio de Cancro de Mama da LPCC. A entrada é livre.
"Dou Mais Tempo à Vida"® é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) a decorrer em Oliveira do Bairro desde 22 de abril. A iniciativa atuou em três grandes domínios - Saber, Agir e Sorrir-  objetivando a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da Liga Portuguesa Contra o Cancro de apoio ao doente oncológico e à família.
Trata-se de um grande projeto comunitário que envolve diretamente as populações, que se organizam em equipas e, durante três meses, dinamizam elas mesmas atividades. As equipas, com um mínimo de sete e máximo de 15 elementos, constituídas por grupos de amigos ou conhecidos, de familiares, colegas de trabalho, ou de uma coletividade, de um bairro ou aldeia, têm tido, ao longo destes 3 meses, como tarefa o desenvolvimento de atividades de sensibilização para a problemática da doença oncológica e atividades de angariação de fundos. Em "Dou Mais Tempo à Vida"® em Oliveira do Bairro participaram 444 voluntários, organizados em 34 equipas, que realizaram mais de 60 iniciativas, das quais 25 de sensibilização para a prevenção do cancro e de informação sobre os serviços da Liga.
O programa começa às 09h15, com uma Caminhada pela Prevenção do Cancro. Às 10h00, na sessão de abertura, os responsáveis de projeto e a coordenadora do "Dou Mais Tempo à Vida"® em Oliveira do Bairro são chamados ao palco. Pelas 17h30, a antecipar o momento “Unidos pela Prevenção”, as intervenções de Natália Amaral, Secretária-Geral da Direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Duarte de Almeida Novo, Presidente do Município de Oliveira do Bairro, respetivamente, vão fazer o balanço deste grande projeto comunitário.
Três testemunhos marcarão o referido momento “Unidos pela Vida”, deixando uma homenagem a todos os que lutam e lutaram contra esta doença. Em comum têm uma história de resiliência, de força de vontade, de coragem, de esperança. Do programa destacam-se o workshop de comida saudável, a ter lugar no período da manhã, e ao final do dia a atuação do cantor Gonçalo Tavares.
A Cerimónia de Encerramento termina à meia noite com o Hino Dou Mais Tempo à Vida.
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 11 de Julho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias