Notícias

Voltar

Escolas parceiras do Núcleo Regional do Centro da LPCC distinguidas enquanto escolas saudáveis e amigas das crianças

24 de Outubro 2018
Escolas parceiras do Núcleo Regional do Centro da LPCC distinguidas enquanto escolas saudáveis e amigas das crianças
As Escolas do Viso (Viseu) e a Escola Básica de 1º CEB da Solum, Coimbra, foram premiadas com o “Selo Escola Saudável” e “Selo Escola Amiga da Criança”. A LPCC felicita e elogia o reconhecimento destas escolas, parceiras nos projetos “Professores Contra o Cancro” e “Escola Contra o Cancro".
Os prémios conferidos premeiam as escolas que, no seu quotidiano, privilegiem a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, bem como as ideias extraordinárias que as escolas concebem e concretizam, para melhorarem as suas condições de funcionamento e para construírem uma escola melhor e mais amiga da criança. O “Selo Escola Saudável” (1ª Edição) e o “Selo Escola Amiga da Criança” (1ª Edição), numa iniciativa da Direção-Geral da Educação com a colaboração da Direção-Geral da Saúde e da CONFAP- Confederação Nacional das Associações de Pais, vêm reconhecer o trabalho desenvolvido nestas escolas no âmbito das suas dinâmicas para a educação e promoção da saúde e bem-estar da comunidade educativa.
A Escola Básica de 1º CEB da Solum, Coimbra (Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro) foi distinguida, com o Selo Escola Amiga da Criança (1ª Edição). A distinção é uma iniciativa da CONFAP- Confederação Nacional das Associações de Pais e visa distinguir as escolas, pelas ideias extraordinárias que concebem e concretizam, para melhorarem as suas condições de funcionamento e para construírem uma escola melhor e mais amiga da criança, nas áreas da segurança, espaço de recreio e convívio, alimentação, higiene e ambiente, formação cívica, envolvimento da família e comunidade educativa e projetos extracurriculares.
Este reconhecimento premiou a campanha “Eu+Tu= Nós pela Escola + Saudável”, desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Contra o Cancro”, desenvolvido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC).
Recorde-se que o projeto “Escola Contra o Cancro” visa valorizar e divulgar as boas práticas no que se refere à promoção da saúde e prevenção do cancro, nas escolas e/ou agrupamentos de escolas. Assenta, assim, na formação e capacitação dos educadores e professores, no âmbito da prevenção das doenças oncológicas e no apoio para a realização de atividades impactantes, capazes de envolver as comunidades escolares.
O projeto-piloto “Escola Contra o Cancro” teve início, no ano letivo 2017/2018 em Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste e do Colégio São Teotónio.
Também o Agrupamento de Escolas do Viso (Viseu) no qual, um grupo de docentes e a psicóloga integram o projeto LPCC.NRC designado “Professores contra o Cancro”, foi reconhecido pela Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral da Saúde. O prémio refere-se ao letivo 2017-2018 e o agrupamento foi reconhecido pela promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola, tendo-lhe sido atribuído o “Selo Escola Saudável”, que premeia as escolas que, no seu quotidiano, privilegiem a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. O Agrupamento de Escolas do Viso  obteve uma certificação de Nível III – Avançado – o escalão máximo.
Recorde-se que no ano passado, o Agrupamento de Escolas do Viso tinha já sido galardoada com o Selo “Escola SaudavelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo”, numa decisão da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
“Professores Contra o Cancro” é um projeto de educação para a saúde, atualmente, implementado em 7 escolas, do 2º e 3º CEB e do Ensino Secundário. Em cada escola, a partir de uma perspetiva interdisciplinar, procura-se congregar os esforços de um conjunto de professores, que dinamizam atividades diversas de educação para a saúde. Pretende-se que as atividades promovidas contribuam para o aumento da literacia em saúde da comunidade escolar e promovam e valorizem estilos de vida saudáveis. 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 24 de Outubro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias